Uncategorized

Como fazer um shakerato em casa

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

O Shakerato é uma bebida à base de café espresso e gelo. A receita surgiu na Itália e é uma ótima escolha quando o assunto é se refrescar no calor. Fizemos a nossa versão do Shakerato, que é muito fácil de preparar e super refrescante.

Assista ao vídeo para acompanhar o passo a passo do preparo do Shakerato em casa:

Vídeo: Coffee & Joy

Aqui, o café é um companheiro de todos os momentos, inclusive no calor. Bastou o clima esquentar um pouquinho para iniciamos a busca por versões geladas do nosso café do dia a dia. E foi aí que encontramos o Shakerato. Ele é um drink cafeinado criado na Itália e é uma ótima opção para quem não abre mão do café de jeito nenhum!

Originalmente, o Shakerato é feito usando café espresso, gelo e açúcar, mas é possível encontrar receitas que levam outros ingredientes e fogem do tradicional. O nome vem literalmente de shake – ou mexer. O grande segredo está em chacoalhar o drink o suficiente para que ele crie uma espuma e textura cremosa para refrescar e vir com uma explosão de sabor.

Foto: Coffee & Joy

O segredo da receita é escolher um café que tenha um corpo mais denso e cremoso, já que vamos colocar gelo junto. Por isso, escolhemos o café Talismã, da Coffee & Joy. Ele harmonizou muito bem com ingredientes usados e ainda trouxe potência à mistura. O Talismã é doce e tem notas acentuadas de chocolate ao leite, macadâmia, tamara, maçã madura e lima.

O café pode ser feito em uma máquina de espresso caseira ou cafeteira italiana, mas fique à vontade para usar a forma de preparo que está habituado. Ah, e lembre-se de preparar um café mais intenso.

Foto: Coffee & Joy

Shakerato

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
5 a 6 pedras de gelo
1 colher de sopa de açúcar
60ml café intenso Coffee & Joy Coqueteleira, mixer, liquidificador ou um potinho com tampa

Foto: Coffee & Joy

Modo de preparo:

Em cafeterias, o café espresso é usado por conta do preparo rápido e intensidade de sabores. Mas, uma cafeteira italiana (que faz um café mais intenso) pode substituir perfeitamente. Ou então qualquer outra forma de preparo que tiver em mãos. Aqui, utilizamos 2 colheres de sopa de pó de café (26 a 30g) para cada 1 copo americano de água (130ml) na mokinha. Mas também dá para fazer o mesmo no filtro de papel e de pano.

Em uma coqueteleira ou pote com tampa, coloque o gelo, o açúcar e o café pronto. Feche bem a coqueteleira e agite de forma firme e constante (frente para trás) até gelar a mistura. Bater a mistura na coqueteleira vai adicionar cremosidade ao drink e resfriar o café. O gelo serve como um aerador e cria uma textura mais cremosa para o drink.

Separe o gelo do líquido e sirva o drink em um copo baixo ou taça gelada. Para tanto, é só colocar no congelador ou passar uma pedra de gelo antes de colocar o drink.

Algumas raspas de limão para decorar vão bem, mas é totalmente opcional.

Enjoy!

Esse post foi publicado originalmente em Coffee & Joy: Como fazer um shakerato em casa

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Sorvete caseiro de banana com café no liquidificador

Uma sobremesa deliciosa, nutritiva e saudável. Veja na coluna do Coffee & Joy.

6 horas atrás

Biscoito de queijo do Mercado Central de BH

Aprenda a preparar essa delícia mineira.

1 dia atrás

Segunda sem Carne: suflê de couve-flor

Embarque na dica de hoje, que é uma receita que não leva carne.

2 dias atrás

Aperol Spritz: dica de drink

Aprenda a preparar um drink super refrescante.

3 dias atrás

Pão com Linguiça: Harmonizando com Cerveja

Uma receita simples e deliciosa, o famoso pão com linguiá das paradinhas das estradas brasileiras,…

3 dias atrás

O biscoito de polvilho mais gostoso do mundo

Aprenda a preparar o autêntico biscoito de polvilho da roça.

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!