Sabores do Vale: conheça as cachaças da região e prepare um licor de leite com café - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: conheça as cachaças da região e prepare um licor de leite com café

Acompanhe mais uma coluna da jornalista Izabelle Carli e conheça os melhores sabores do Vale do Sapucaí no sul de Minas.

Acompanhe mais uma coluna da jornalista Izabelle Carli e conheça os melhores sabores do Vale do Sapucaí no sul de Minas.

A água que passarinho não bebe e mineiro adora….cachaça, pinga, aguardente

Por: Izabelle Carli*

Pode ser um delicioso suco de limão com gelo…. mas aí falta alguma coisa não é?

Dizem que a produção de destilados de cana de açúcar remete a 500 a.C., a partir de evidências encontradas em Taxila, sítio arqueológico no Paquistão. No Brasil, a história da cachaça começa quando os portugueses trouxeram as primeiras mudas de cana-de-açúcar e as técnicas de destilação, em 1502. O primeiro engenho de açúcar foi instalado na feitoria de Itamaracá, em Pernambuco, entre 1516 e 1526. Nas primeiras décadas de presença portuguesa, o número de engenhos no Brasil se multiplicou rapidamente e, em 1585 já existiam 192 engenhos de açúcar no país, aumentando para 349 , em 1629.

A cachaça J. Laurindo é produzida desde 1965 no bairro do Bom Retiro, em Santa Rita do Sapucaí, ocupando espaço especial na mesa e na memória do santa-ritense – @cachacaJLaurindo e você pode ler a história neste link: http://www.emporiodenoticias.com/bom-retiro/

Depois dos séculos XVI e XVII, em que houve significativa multiplicação dos alambiques nos engenhos de São Paulo e Pernambuco, a cachaça se espalhou pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais devido à descoberta do ouro e pedras preciosas. Durante o século XVIII a economia do açúcar entra em decadência e passa então a ser substituída pela extração de ouro em Minas Gerais. No início da migração para Minas, as cachaças brancas (puras) eram colocadas em barris de madeira para serem transportadas até Minas Gerais. No tempo da viagem, a cachaça, pelo contato com a madeira, acabava amarelando e tomando aromas e sabores próprios.

Produzida no Alambique Alegria, a cachaça Alegria Mineira vem em duas versões: a branca e a amarela, e você pode encontrar na Cachaçaria do Mercado – @cachacariadomercadosrs

Em 1996, a cachaça foi reconhecida pelo governo brasileiro como produto tipicamente brasileiro, com critérios de fabricação e comercialização próprios. Hoje existem mais de 4 mil alambiques espalhados por praticamente todos os estados brasileiros, conseqüência de um fenômeno único próprio do destilado nacional: embora a cultura da cana-de-açúcar tenha se desenvolvido em grandes latifúndios, a cachaça sempre se caracterizou pela produção artesanal em pequenos alambiques familiares, o que ocasionou a enorme quantidade de marcas de cachaça espalhadas por todo o território brasileiro.

Aqui também tem Pinga de Banana, uma sensação! Na @cachacariadomercadosrs

A origem da palavra aguardente é muito mais antiga do que a produção do destilado de cana no Brasil. Ela é um termo genérico para caracterizar bebidas destiladas, como whisky, rum, gim, Cognac. A palavra teria relação com vuurwater ou acqua ardentes, significando água de fogo. Já a palavra pinga faz referência ao processo de destilação em alambique de cobre, em que o vinho de cana é aquecido na panela e seu vapor é resfriado e condensado lentamente, saindo aos pingos.

No Empório Central você pode degustar vários tipos da cachaça , direto dos barris de carvalho – @emporiocentralsrs

A Vista Verde também é produto da terra, é envelhecida em barris de carvalho e muito apreciada – @cachacariavistaverde

O Empório da Cachaça tem até marca própria, e uma variedade enorme de opções – https://www.facebook.com/emporio.cachaca

Foto ilustrativa – Um licor de café, com cachaça! Combinação perfeita!

Mais um receita publicada no livro Delícias do Café, de autoria de Nely Carolina Bochi Carletti, de Santa Rita do Sapucaí, 2o lugar no I Festival Regional Delícias do Café, de 2004

Licor de Leite com Café

Ingredientes:

Massa

  • 1 litro de leite
  • 1kg de açúcar cristal
  • casca de 1 limão galego
  • 2 paus de canela em pau
  • 2 colheres ( café ) de essência de baunilha
  • 1 copo ( americano ) de cachaça
  • 1 pitada de bicarbonato
  • Café bem forte, com 2 colheres ( sopa) de pó para 1 copo ( americano ) de água fervendo.

Modo de fazer

  • Leve o leite para ferver com o açúcar, o bicarbonato, as cascas de canela e a casca inteira do limão, que depois serão retiradas. Ferva até engrossar. Acrescente o café e, por último, a essência de baunilha e a cachaça, depois de frio, com o fogo apagado.

*Com informações do site Mapa da Cachaça

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments