Coxinha de Costela: Harmonizando com Cerveja - Territórios Gastronômicos

Coxinha de Costela: Harmonizando com Cerveja

Acompanhe a receita do chef Juliano Caldeira e sua proposta de harmonização com cerveja. Confira a Coxinha de Costela.

Acompanhe a receita do chef Juliano Caldeira e sua proposta de harmonização com cerveja. Confira a Coxinha de Costela.

Coxinha de Costela

Por: Juliano Caldeira*

A receita de hoje e bem inusitada, para ser servida como petisco ou num evento bem informal. Fiz essa preparação para uma festa na cidade de Nova Lima (MG), num festival chamado Uaiktoberfest, a festa da Cerveja da cidade. Petisco para ser “devorado” em pé sem muitas cerimonias e frescuras.

Ingredientes:

  • 1 Carré de Porco com osso e sem pele ( aprox. 300 gr)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere o carré suíno com sal e pimenta. Numa frigideira bem quente, sele dos dois lados, leve ao forno em temperatura de 160º por 15 minutos. Reserve.

Ingredientes massa de coxinha

  • 100 gr farinha de trigo
  • 50 ml leite
  • 100 ml caldo de carne
  • Sal e pimenta a gosto
  • ½ colher (café) paprica

Modo de fazer:

Aqueça o caldo com o leite e misture com a farinha de trigo, tempere com sal, pimenta e páprica. Molde o carré suíno já assado com a massa ao redor. Frite por imersão por 5 minutos ou até a massa dourar, já que o carré já esta assado. Sirva com um molho de jabuticaba ou algum outro molho agridoce.  

Harmonizando:

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a NEIPA, New England IPA. A New England IPA é um estilo da American IPA que apresenta um intenso sabor lupulado, com aroma e sabores de frutas tropicais. Ela é lupulada, é bem encorpada e possui um amargor mais baixo que a IPA tradicional. Tem cor amarelada e é totalmente turva e tem baixa formação de espuma.

Harmonização:

Devido nosso carré possuir um teor gordura médio, ele ainda é selado numa frigideira bem quente, fazendo uma crosta tostada incrível. Depois desse processo ainda o fritamos enrolado numa massa, aumentando os sabores e deixando ainda mais gorduroso. Precisamos dessa cerveja para ajudar a cortar um pouco da gordura, mas combinando muito com nossa massa cremosa da coxinha, devido a cerveja ser bem aveludada.

A dica de cerveja é a Everbrew Mosaic Xperience é uma cerveja NEIPA com junção de três apresentações do mesmo lúpulo num único produto. Lupomax é a forma mais concentrada que chegou ao Brasil recentemente, mas também foi usado Incognito (que já é uma porrada!) e uma pitada da versão pellet. Muito sabor de lúpulo para amantes fiéis do lúpulo americano Mosaic.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
460
Article Categories:
ColunaReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments