Café cremoso com conhaque para te aquecer no frio - Territórios Gastronômicos

Café cremoso com conhaque para te aquecer no frio

Que tal preparar esse drink para enfrentar o friozinho? Confira a receita.

Café com conhaque

Que tal preparar esse drink para enfrentar o friozinho? Confira a receita.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

Misturar café com bebida alcoólica pode parecer estranho, mas em alguns países europeus é uma tradição no inverno. Tanto o famoso Irish Coffee na Irlanda como a Moretta Fanese italiana foram criados com intuito de esquentar e fortalecer em dias frios. Mas a tradição dos cafés alcoólicos logo foi se espalhando pelo mundo e hoje é muito comum. Inspirados nestas tradicionais receitas e aproveitando o frio brasileiro das últimas semanas, criamos uma receita bem gostosa e fácil de fazer: o café cremoso com conhaque.

Veja no vídeo o passo a passo do preparo.

Vídeo: Coffee & Joy

Para essa receita, escolhemos o conhaque, por harmonizar bem com o café e ser facilmente encontrado. O conhaque, por ser muito aromático e com sabor marcante, é usado na composição de bebidas típicas de inverno, como o “Choconhaque”. Também é usado na culinária para flambar alimentos, para trazer aromas e sabores para o prato.

Se não tiver conhaque em casa, não se preocupe. Esse drink também fica gostoso com uísque ou com uma boa cachaça envelhecida.

Para trazer mais aroma e densidade ao Café Cremoso com Conhaque, criamos um xarope de açúcar com especiarias caseiro. É bem prático de fazer e fica pronto rapidinho. Mas é opcional e para ficar mais prático ainda, pode substituir apenas por colheres de açúcar.

Café com conhaque
Foto: Coffee & Joy

Mas o grande segredo dessa receita é o creme de leite que vamos colocar em cima. Ele é uma substituição ao chantilly e traz cremosidade para o café. Além disso, ajuda a equilibrar os demais ingredientes e deixa o drink com um aspecto muito bonito, com camadas e texturas diferenciadas.

A dica é usar o creme de leite em temperatura ambiente e aerar com um mixer.

Café com conhaque
Foto: Coffee & Joy

Na hora de montar o drink, o açúcar do xarope muda a densidade do café com conhaque e permite que o creme fique na superfície do café por mais tempo.

A qualidade do café também é importante para ficar gostoso. Usamos o café raio-do-sol. Ele possui finalização doce e com notas que lembram caramelo, limão siciliano e amêndoas, o que harmonizou perfeitamente com o conhaque e as especiarias. Preparamos o café na prensa francesa, mas qualquer método de preparo pode ser utilizado nessa parte.

Ficou com vontade de provar o drink? Veja a lista de ingredientes e já corre para preparar!

Café com conhaque
Foto: Coffee & Joy

Café cremoso com conhaque

  • Rendimento: 1 porção
  • Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

Café especial já pronto: 200ml
Conhaque: 50ml
Xarope de açúcar com especiarias: 1 colher de açúcar ou 50ml (é opcional e a receita está abaixo)
Laranja: 1/2 fatia (natural ou desidratada)
Creme de leite batido: 100ml

Modo de preparo:

Prepare o café como de costume. Usamos a prensa francesa, mas faça o café como de costume em casa e lembre-se de usar um bom café.

Em uma caneca grande ou copo, adicione uma colher de açúcar ou 50 ml do xarope de especiarias (receita do xarope logo abaixo).

Coloque o café quente e mexa para dissolver o açúcar.

Adicione os 50ml de conhaque e a rodela de laranja.

Bata o creme de leite com uma colher, com mixer ou em uma cremeira/espumador para deixá-lo mais cremoso. Caso o creme de leite esteja gelado, aqueça no microondas por alguns segundos. Aquecer o creme de leite vai ajudar a manter a temperatura do drink por mais tempo.

Adicione o creme de leite já batido bem devagar em cima do café. O objetivo é formar uma camada de mais ou menos um dedo.

Decore com raspas de laranja.

Café com conhaque
Foto: Coffee & Joy

Xarope de especiarias

Ingredientes:

Água filtrada ou mineral quente: 50ml
Açúcar: 20g (2 colheres de sopa)
Especiarias a gosto. Pode usar mix já pronto ou fazer o seu. Usamos 1 cravo da índia e 1 pitada de pimenta preta, canela, gengibre ralado e noz moscada.

Modo de preparo:

Em um copo, adicione todos os ingredientes e mexa para derreter o açúcar.

Tampe o recipiente e aguarde esfriar.

Use uma peneira ou utilize um filtro de papel para coar o xarope. Assim, ele ficará com um aspecto mais “limpo” (também é opcional).

Coloque o xarope em uma garrafa esterilizada.

Obs: O tempo de validade do xarope refrigerado é de 15 dias.

O xarope de açúcar é ótima opção para quem gosta de preparar drinks em casa. Tem um preparo fácil e é barato em relação aos xaropes industrializados. Pode ser saborizado com ingredientes simples, como frutas e especiarias. Aqui, adicionamos especiarias termogênicas para compor a harmonização e deixar o drink mais “quentinho”.

Café com conhaque
Foto: Coffee & Joy

Enjoy!

Post publicado originalmente em Coffee & Joy: Receita de café com conhaque para aquecer no frio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 1
Views:
1036
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments