Minas na Mesa: Barriga de Porco à Mineira - Territórios Gastronômicos

Minas na Mesa: Barriga de Porco à Mineira

Conheça mais uma receita do livro Minas na Mesa, publicado em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira a barriga de porco à mineira!

Conheça mais uma receita do livro Minas na Mesa, publicado em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira a barriga de porco à mineira!

Barriga de Porco à Mineira

Por: Wesley Zago*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.

Veja outra receita do Livro Minas na Mesa: Leitão Bêbado

*Wessery Zago

“Sou consultor gastronômico; palestrante; educador no Centro Universitário UNA-BH; professor de gastronomia, no Instituto Gourmet Brasil; pós-graduado em Gestão em Negócios Gastronômicos, pelo CentroUniversitário UNA, e pós-graduado em Docência para o Ensino Superior, pela Universidade Anhembi Morumbi…”

“A barriga de porco é um tira-gosto que tem a cara das Minas Gerais. Nesta receita, o recheio traz alguns diferenciais como fatores importantes da preparação, que incluem a beldroega e o ora-pro-nóbis, além da cerveja mineira IPA artesanal, o amargo e a acidez como ponto de equilíbrio do prato, representados pelo lúpulo e o maracujá. Tudo isso não somente na marinada como também no molho de cerveja que leva creme de leite fresco.”

RECEITA

Ingredientes:

BARRIGA DE PORCO
* 1 manta de barriga de porco com corte de fraldinha;
* 300 g de ora-pro-nóbis;
* 200 g de beldroega;
* 200 g de linguiça caipira (cortada em rodelas);
* 200 g de cogumelos-de-paris (cortados em lâminas);
* 150 g de farofa caipira;
* 1 garrafa de 600 ml de cerveja IPA artesanal (laranja ou maracujá);
* 6 dentes de alho (picadinhos);
* 2 cebolas roxas (em cubos pequenos/ brunoise);
* sal; * pimenta-de-macaco ou pimenta-do-reino branca; * urucum.

MANDIOCA FOLHADA
* 2 kg de mandioca;
* 500 g de manteiga sem sal;
* sal.

MOLHO DE CERVEJA
* 2 dentes de alho;
* 1 cebola roxa;
* 1 litro de creme de leite fresco;
* 1 garrafa de 600 ml de cerveja IPA artesanal (laranja ou maracujá);
* sal;
* pimenta-do-reino branca;
* alecrim.

Modo de Preparo

Limpe e risque a pele da barriga de porco em formato quadrado. Usando o alho, cebola, sal, pimenta-de-macaco ou pimenta-do-reino branca e urucum, tempere a barriga de porco e deixe marinando na cerveja por pelo menos 8 horas. Recheie a barriga de porco com os outros ingredientes; amarre tudo e leve ao forno por 1 (uma) hora à temperatura de 170°C.

PARA PURURUCAR A BARRIGA DE PORCO

Coloque 1 litro de óleo numa panela e leve-a à temperatura de 180°C. Retire a barriga de porco do forno e coloque-a por cima de uma grade com tabuleiro por baixo. Vá despejando, aos poucos, o óleo quente sobre a barriga de porco até pururucar toda. Reserve o caldo.

MANDIOCA FOLHADA
Com um mandolin, corte a mandioca em lâminas bem finas. Derreta a manteiga no micro-ondas, mergulhe as fatias de mandioca, uma a uma, e empilhe numa forma ou em um tabuleiro, até atingir no mínimo 5 cm de altura. Coloque um peso por cima da mandioca empilhada e leve para refrigeração, por pelo menos 8 horas. Retire a mandioca da geladeira e leve-a ao forno por 40 minutos à temperatura de 170°C. Deixe esfriar; corte em quadrados iguais; tempere e sele na manteiga e azeite.

MOLHO DE CERVEJA

Doure o alho, acrescente a cebola até murchar. Acrescente o caldo reservado e a cerveja. Deixe reduzir à metade. Acrescente o creme de leite e reduza à metade. Tempere e corrija o sal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
561
Article Categories:
ReceitasSabores de Minas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments