Festival Gastronômico movimenta Igarapé - Territórios Gastronômicos

Festival Gastronômico movimenta Igarapé

Até domingo, o público vai poder apreciar os deliciosos pratos preparados durante o Festival Igarapé Sabor. Confira os detalhes.

Igarapé Sabor

Até domingo, o público vai poder apreciar os deliciosos pratos preparados durante o Festival Igarapé Sabor. Confira os detalhes.

Por Isabel de Andrade*

O final de semana promete em Igarapé, na região metropolitana. A cidade é o palco do Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para o evento até domingo.

Igarapé Sabor
Festival Gastronômico de Igarapé deve receber 30 mil pessoas ( Foto: reprodução Instagram)

A Praça Miguel Henriques, no Centro da cidade, foi transformada em um espaço aconchegante para receber o público que aprecia a típica comida mineira. Na Alameda das Mestras, foram montadas 19 tendas e o público pode conhecer e saborear os pratos do festival.

São muitos pratos servidos durante o festival. Entre as opções: arroz da roça, pernil de tacho com geleia de jabuticaba; mexidão mineiro com lombo ao molho de abacaxi; bolinho de feijão fradinho; costelinha na cachaça e mel, acompanhada de purê de moranga e mostarda.

Os bolos, broas, biscoitos são as grandes atrações da Praça das Quitandas. Por lá, os visitantes podem apreciar os quitutes fritos em tachos ou assados nos fornos gigantes montados no local.

Chefs também preparam receitas da cozinha mineira e dão dicas de culinária ao público. Entre os chefs convidados estão Américo Piacenza, Renato Lobato, Leonardo Simin, Rosilene Campolina e Márcia Nunes.

Igarapé Sabor
A professora de Gastronomia Rosilene Campolina e a chef Márcia Nunes estão entre os convidados do festival ( Foto: divulgação)

O domingo será dedicado às crianças na cozinha. Os pequeninos vão poder participar do Saborzinho e colocar a mão na massa. Além disso, durante todo o fim de semana, o público pode conferir os shows de artistas locais no palco do evento.

Festival valoriza o saber das mestras

A quarta edição do festival promete ser um sucesso. O evento é uma iniciativa que valoriza as mestras de Igarapé. Elas têm uma importância enorme para a culinária do município, pois representam a tradição da comida mineira.

Igarapé Sabor
Mestra Maria Aparecida Ferreira preparou para o festival a galinha caipira com farofa de fubá suado e guisadinho de umbigo de banana ( Foto: reprodução Instagram)

As mestras são guardiãs de um saber que passou de geração em geração. Elas aprenderam a arte de cozinhar com suas mães e avós e são referências no preparo de pratos que utilizam ingredientes cultivados nos quintais de casa.

O Festival Gastronômico Igarapé Sabor fomenta a economia do município e incentiva as famílias a preservar a memória gastronômica do município. O evento coleciona premiações e já foi reconhecido pela pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Culturas Populares.

Serviço:

Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos
Local: Praça da Matriz, Igarapé
Data: até 10 de julho (domingo)
Horário: sábado, de 8h às 23h, e domingo, de 8h às 17h
Instagram: @igarapesabor

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments