Gastronomia Medieval: Evento reúne história, esportes, comidas e bebidas como hidromel e cerveja artesanal - Territórios Gastronômicos

Gastronomia Medieval: Evento reúne história, esportes, comidas e bebidas como hidromel e cerveja artesanal

Conheça um evento inusitado que acontecerá no sul de Minas, o Café Medieval. Promessa de se tornar uma grande atração do turismo gastronômico de Minas Gerais. Confira!

Conheça um evento inusitado que acontecerá no sul de Minas, o Café Medieval. Promessa de se tornar uma grande atração do turismo gastronômico de Minas Gerais. Confira!

Café Medieval

Uma brilhante idéia que sai das mentes criativas dos produtores Paula e Pedro do Grandpa Joel’s Coffee, da região de Santa Rita do Sapucaí, inserida no Território Gastronômico Mantiqueira/Sul Suíça, promete transformar o turismo gastronômico no Vale.

Sempre com idéias inovadoras, promovendo e valorizando a cultura regional e os cafés especiais e seus sub-produtos, o casal criou o Café Medieval, um evento que mistura a vivência numa fazenda de café, bebidas fermentadas e comidas medievais e alguns esportes também da antiguidade, numa verdadeira viagem na história.

Bebidas como Hidromel, Licores de Cascara(casca de café) e de café, cerveja artesanal, vinhos de frutas e comidas rústicas como carnes de coelho, javali, codorna entre outras atrações. O mais inusitado serão os esportes medievais como arco e flecha, lançamento de machado, facas e dardos.

Para realizar essa viagem pelo tempo, o casal Paula e Pedro do Grandpa Joel’s Coffee conta com a o apoio participação de alguns amigos mais do que especiais.

O evento tem vagas limitadas e para participar é preciso ter mais do que 16 anos de idade.

Parceiros do projeto

Sr. Walter

Nascido em Santa Rita do Sapucaí, começou a trabalhar aos 12 anos para ajudar sua mãe a criar os irmãos, aos 14 anos começou a trabalhar na roça como lavrador. Seu primeiro registro em carteira foi na fazenda Capinzal (nome original da fazenda do Grandpa Joel’s Coffee) Casou-se aos 18 anos quando estava no exército e teve seu primeiro filho, com o passar dos anos teve mais 3.

Ao longo da sua vida já trabalhou como Lavrador, retireiro, vendedor de laranja, ajudante de pedreiro, pedreiro, auxiliar administrativo, empreendedor na área de equipamento de segurança eletrônica.

Já participou de muitos projetos sociais como voluntário, um deles é o grupo de escoteiros onde foi o fundador do movimento em Santa Rita. Seu maior sonho sempre foi ter sua casa na roça, onde pudesse produzir seu café e depois de muitos anos de trabalho comprou suas terras, onde hoje é o Sítio Canaã.

Hoje é produtor rural, se encontrou na profissão. Seu café é da linha de café especial e também produz café de Jacu em parceria com o Grandpa Joel’s e tem como hobby a extração de açaí da palmeira Juçara.

No Sítio Canaã além da produção de café hoje também conta com o turismo rural, com visitas agendadas, um lugar incrível, com experiências únicas da vida na roça.

Chefe dos escoteiros, promete uma série de atividades, vai se vestir de frade e contar histórias bem interessantes.

Professor Francisco Eduardo de Carvalho Costa
O alquimista dos sabores…

Professor universitário, pesquisador e cervejeiro, mas acima de tudo, um apaixonado. Do seu pós-doutorado surgiu a paixão pelos processos fermentativos. Hoje é mestre cervejeiro da Cerveja Pós-Doc. Mas, também produz hidromel, licores, vinho de frutas.


Cuteleiro: Breno

“Comecei na cutelaria em 2018. Vi uma reportagem de um senhor e fiquei encantado. Comecei a estudar sobre a arte. Fiz um curso com o Gilson Bertollini, que me ajudou muito. Ninguém acreditava em mim, só minha esposa
Todos falavam, onde vou vender faca? Quem vai comprar?
Vendi em vários lugares do Brasil, e nos Estados Unidos já vendi mais de 57 peças

É uma arte que, dia após dia aprendemos. Não tenho maquinas específicas pra cutelaria mas faço com que Deus me deu. Minha oficina é humilde, mas quem vem aqui é bem recebido

Informações do arqueiro Paulo Nogueira

Arco infantil

Professor de judô desde a década de 1970 e desenvolve ha 10 anos um projeto com os alunos, chamado green day, quando faz um acampamento com atividades esportivas como dardos, arco e flecha. Segundo o professor, essas atividades auxiliam no desenvolvimento da concentração no judô, um das mais importantes trabalho dos japoneses na prática do esporte.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments