Comida, memória e afeto: Empadão domingueiro - Territórios Gastronômicos

Comida, memória e afeto: Empadão domingueiro

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira o requeijão domingueiro

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira o requeijão domingueiro

Livro Comida, memória e afeto: Minas 300 anos

Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo Minas Gerais idealizou uma publicação com histórias e receitas culinárias, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Sustentável de Minas Gerais – Consea-MG, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, aceitaram o convite para a realização conjunta do livro com registros afetivos de comidas marcantes, cheias de emoção e saudade. “Comida, memória e afeto: Minas Gerais 300 anos” reúne contribuições de mineiros e mineiras de várias regiões do estado. A maior parte dos 17 microterritórios que compõem Minas Gerais está representada no livro.

Trata-se de um livro que cultua a “comida de verdade”, as receitas de família, as diversidades regionais, a cozinha de quintal, trazendo receitas e modos de fazer singelos, mas que traduzem os melhores sabores e saberes tradicionais dos fogões e fornos de toda Minas Gerais.

O Livro Comida, memória e afeto- Minas 300 Anos é uma realização coletiva, tendo à frente na coordenação dos trabalhos, Desirée Ruas, Thaís Marquezine, Anabele Pires e Melissa Araújo, que contaram com a participação de vários colaboradores e parceiros que presentearam o público com esse afago carinhoso de nossas cozinhas.

Veja outra receita do livro: Canjiquinha com suã e oribrobro

RECEITA

Empadão Domingueiro

Por: João Batista Martins*

“Queria aprender a cozinhar e recebi a receita de um amigo, que me incentivou. Fiz o empadão em um domingo e minha família gostou. Passei a fazer todos os domingos para o jantar. Foi ele que me inseriu na culinária. Aproveitem o empadão para reunir a família e amigos, quando for possível”

Foto: João Batista Martins

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo com fermento 1⁄2 xícara de água
4 colheres de requeijão
3 colheres de manteiga

3 colheres de óleo
1 colher (chá) de sal rosa 2 tomates
2 ovos
500g de peito de frango

Modo de preparo:

Massa: Misturar as 4 xícaras de farinha de trigo com fermento, 1⁄2 xícara de água, 1 colher de requeijão, 3 colheres de manteiga, 3 colheres de óleo, 1 ovo e 1 colher de chá de sal rosa. Dividir a massa em duas, coloque uma parte embaixo do tabuleiro, acrescente o recheio e coloque a outra parte da massa em cima do recheio. Bata o ovo e passe em cima da massa. Assar por 30 a 45 minutos.

Recheio: Faça um molho com peito de frango cozido e desfiado, com tomate e tempero a gosto. Em seguida coloque as 3 colheres de requeijão.

Tempo de preparo:

1 hora

Utensílios e equipamentos:

Tigela, travessa e forno comum

*João Batista Martins é de Visconde do Rio Branco – Microterritório Mata

(Território Mantiqueira/Mata Brejaúba, de acordo com o Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais e suas Identidades Regionais – IDG’s)

EA/TG – MANTIQUEIRA/MATA BREJAÚBA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments