Fazer café especial no coador de pano fica ruim?

Usar ou não usar o coador de pano para preparar o café especial. Eis a questão. Confira as dicas da Coffee & Joy.

café especial

Usar ou não usar o coador de pano para preparar o café especial. Eis a questão. Confira as dicas da Coffee & Joy.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

O coador de pano é um método um pouco esquecido no mundo dos cafés especiais, mas é uma forma de fazer café que praticamente todo brasileiro conhece. A memória afetiva que circula o coador de pano é inegável. Quem não se lembra da vovó passando um café de manhãzinha, utilizando o coador? Mas a grande questão é: será que realmente fazer café especial no coador de pano fica ruim?

O principal motivo do esquecimento do filtro de pano nos cafés especiais se dá porque geralmente as pessoas têm a visão daquele coador velho, usado, de muito tempo e que pode alterar o sabor do café. E isso não é mentira! Mas com os cuidados certos, ele pode resultar num café bem encorpado e gostoso. Sem contar que ele é extremamente prático!

Para aproveitar esse método que carrega consigo a alma do Brasil e fazer um café delicioso, a gente precisa ficar atento a alguns detalhes. Veja algumas dicas no vídeo.

Vídeo: Coffee & Joy

Troca e vida útil do coador de pano

Um dos pontos mais importantes para fazer um bom café no coador de pano é a troca do utensílio no tempo certo. Não é recomendado utilizá-lo por muitos meses porque vai acontecer o que todo mundo tem medo: mudar o gosto do café.

Isso porque o pano do coador, com o tempo, acumula os óleos e as “sujeirinhas” do café e isso realmente influencia no sabor final da bebida. O coador com muito tempo de uso dá gosto de pano velho ao café.

Por esse motivo, o ideal é fazer a troca do coador de pano uma vez ao mês para quem usa todos os dias e, no máximo, a cada três meses para quem faz o uso só algumas vezes por semana.

café especial
Foto: Coffee & Joy

Como usar o coador de pano

O primeiro passo é lavar o coador com água quente antes de começar a preparar e descartar essa água.

Uma boa proporção é usar uma colher de sopa de café para cada copo americano de água (10g de pó para 100 ml de água). Mas, pode usar mais ou menos pó, se quiser mais intenso ou mais suave.

Adicione o pó de café no coador limpo. Dê preferência para usar café de qualidade, com torra fresca e, se for possível, compre cafés em grãos e moa na hora. O café fica mais gostoso assim.

Vá adicionando a água fervida devagarinho. Divida o processo em três etapas: na primeira, coloque um pouco da água até cobrir todo o pó e aguarde uns 30 segundos. Na segunda, coloque mais um pouco da água e mexa com uma colher ou mexedor para homogeneizar a extração. Por fim, jogue o restante da água bem devagar até acabar. Toda vez que colocar a água, certifique-se de que está pegando todo o pó de café. Evite jogar água no filtro nessas etapas e mire sempre no pó de café. Afinal, queremos extrair o café, e não o pano.

café especial
Foto: Coffee & Joy

Como é o sabor do café feito no coador de pano

Como o pano tem mais poros que o papel é normal que venham mais óleos do café para a xícara, já que a retenção dele é menor que a do papel. Isso torna o café feito no coador de pano mais intenso, mais doce e menos ácido, comparado ao filtro de papel. O café fica mais viscoso, com mais corpo. Ele se assemelha muito ao café feito na prensa, justamente porque os óleos saem mais.

Por isso, o coador de pano é ideal para quem gosta de um café mais “forte”. Mas é importante seguir as indicações de preparo acima, pois se colocar a água muito rápido, por exemplo, o café pode ficar mal extraído.

café especial
Foto: Coffee & Joy

Como armazenar o coador de pano

Para armazenar o coador de pano, é preciso limpá-lo bem. Primeiro, lave-o na torneira com sabonete ou detergente neutro, enxague bem e guarde-o em um potinho com água limpa dentro da geladeira para impedir a proliferação de bactérias. É importante que a água cubra o coador para que não dê limo no pano.

café especial
Foto: Coffee & Joy

E aí, você usa direitinho o seu coador de pano em casa? Ou não usa e vai começar a usar? Teste o método de preparo com essas dicas para acumular cafeínas!

Post publicado originalmente em Coffee & Joy: Fazer café especial no coador de pano fica ruim?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
648
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments