Minas na Mesa: Bombom Mercado Central

Conheça mais uma receita do livro Minas na Mesa, publicado em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira o Bombom Mercado Central, uma saborosa releitura de um dos pratos referências de BH: fígado de boi, jiló e bacon com um molho de jabuticabas.

Conheça mais uma receita do livro Minas na Mesa, publicado em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira o Bombom Mercado Central, uma saborosa releitura de um dos pratos referências de BH: fígado de boi, jiló e bacon com um molho de jabuticabas.

Minas na Mesa: Bombom Mercado Central

Por: Fernanda Medina*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.

Veja outra receita do Livro Minas na Mesa: Leitão Bêbado

*Fernanda Medina

“Sou nascida e criada em Pará de Minas (MG), mãe do Pedro, esposa do Carlos, publicitária de formação, cozinheira e sócia-proprietária do Cantim Bar. Cresci vendo meus pais fazendo mara- vilhas na cozinha. Aprendi muito com eles e meu sonho de trabalhar com gastronomia cresceu comigo. Em 2019, saí do meu antigo emprego e, com meu marido, montei nosso bar. Atualmente, dedico-me integralmente ao negócio: elaboro, testo e faço todos os pratos do menu, no qual predominam os sabores de Minas Gerais.

Eu sou apaixonada pelo Mercado Central, pelos sabores e aromas que pairam por lá. E, para homenagear esse lugar icônico de BH, eu me inspirei no clássico fígado com jiló para criar o Bombom Mercado Central, agregando outros sabores (bacon e jabuticaba), em uma apresentação linda e divertida.”

Veja outra receita do Livro Minas na Mesa: Barriga de Porco à Mineira

INGREDIENTES:

    • 10 jilós (escolher os mais redondinhos e maiores)Dica: os jilós mais verdes amargam menos. Os maduros (amarelados) amargam mais, pois têm mais tanino;
    • 1 colher (de café) de sal;
    • 1 folha de louro;
    • 20 fatias de bacon (escolher fatias mais largas e compridas para enrolar bem os bombons);
    • cerca de 40 palitinhos.
    • RECHEIO
    • 200 g de fígado bovino cortado em cubos pequenos;
    • 1 colher (de sopa) de azeite;
    • 1 dente de alho amassado;
    • 1 colher (de sopa) de molho shoyu;
    • tempero caseiro a gosto.
    • MOLHO
    • 250 g de geleia de jabuticaba; ✓ 50 ml de água;
    • 1 pitada de sal.

    MODO DE PREPARO

    1- Cozinhar os jilós sem os cabinhos com o sal e a folha de louro até ficarem macios.

    2 – Grelhar os pedacinhos de fígado (com o óleo, o alho, o tempero e o shoyu) e reservar. Eles precisam esfriar antes de serem triturados (no processador ou no liquidificador) para virar o recheio.

    3 – Misturar a geleia com a água e levar ao fogo brando até virar um molho. Temperar com 1 (uma) pitada de sal.
    Dica: acrescentar um pouquinho de vinagre balsâmico para dar um pouco de acidez ao molho.

    4 – Retirar um pouco da polpa dos jilós e recheá-los com o fígado triturado. Envolver cada jiló em 2 fatias de bacon. Prender bem com os palitinhos. Fritar em óleo quente e servir com o molho de geleia de jabuticaba.

    Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – CERRADO/CENTRO OESTE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments