Minas na Mesa: Feijão tropeiro com crispy de couve e ovo mole

Acompanhe mais uma receita do Livro Minas na Mesa em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira a receita de uma deliciosa releitura do Feijão Tropeiro com couve frita e ovo mole.

Acompanhe mais uma receita do Livro Minas na Mesa em homenagem aos 50 anos do Instituto Mario Penna. Confira a receita de uma deliciosa releitura do Feijão Tropeiro com couve frita e ovo mole.

Feijão tropeiro com crispy de couve e ovo mole

Por Jeje Rodrigues*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.

Veja outra receita do livro Minas na Mesa: Amor em Pedaços

Jeje Rodrigues*

“Fui criado por meus avós e, desde pequeno, tinha interesse pela cozinha, até que larguei minha profissão de perito em identificação veicular para fazer de uma paixão a minha nova profissão. Atualmente, lidero a cozinha do restaurante Unik, em Poços de Caldas (MG). É um restaurante voltado para a gastronomia afetiva, focado na comida mineira. Lá, eu executo várias releituras de clássicos de Minas, com uma combinação de técnicas modernas…

O feijão-tropeiro é um prato super brasileiro, tradicional e muito simples de ser preparado. Mas para que o prato ganhasse um diferencial e ficasse ainda mais saboroso, acrescentei o crispy de couve, que nada mais é do que a couve, que todo mundo gosta, bem crocante e sequinha. E para completar essa delícia, um ovo molinho por cima. Fica delicioso.”

RECEITA

INGREDIENTES

  • 200 g de barriga de porco;
  • 50 g de bacon em cubos;
  • 50 g de linguiça artesanal;
  • 50 g de feijão cozido;
  • 10 g de cheiro-verde;
  • 10 g de alho picado;
  • 10 g de cebola picada;
  • 20 g de couve-manteiga;
  • 1 ovo;
  • 2 folhas de louro fresco;
  • 10 g de farinha de milho grossa;
  • 10 g de farinha de mandioca grossa;
  • 1/2 limão caipira.

MODO DE PREPARO

Adicionar em uma frigideira o bacon, a calabresa e a cebola. Deixar soltar um pouco da gordura e adicionar o alho em seguida. Deixar ficar bem douradinho, adicionar o feijão cozido sem o caldo, mexer, adicionar a couve, as farinhas e, por último, as folhas de louro fresco picadas em pequenos pedaços. Para finalizar, espremer meio limão-caipira no tropeiro.

OVO MOLE

Colocar 1 litro de água em uma panela e deixar ferver. Adicionar o ovo e deixar em água ferven- do por 4 minutos. Depois, remover a casca com cuidado para não quebrá-lo.

CRISPY DE COUVE

Em uma panela com óleo quente, adicionar a couve. Deixe fritar até parar de fazer barulho de estourinho.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Poços de Caldas está localizado no Território Mantiqueira/Sul Sudoeste

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUDOESTE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments