Minas na Mesa: Biscoito frito com queijo

Acompanhe mais uma receita do livro Minas na Mesa. Biscoito frito de queijo

Acompanhe mais uma receita do livro Minas na Mesa. Biscoito frito de queijo

Biscoito frito com queijo

Por: Vera Coelho*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.

*Vera Coelho

“Sou filha de dona Dinalva, moro em João Pinheiro (MG) e preservo, com muito carinho, o modo de fazer biscoito frito com queijo, que aprendi com minha mãe. Acredito que manter vivas as tradições culinárias da família é uma forma de eternizar a memória e a história de geração em geração.

O biscoito frito com queijo é uma quitanda tradicional mineira, geralmente acompanhada de um cafezinho. A receita é de dona Dinalva e tem história. Ela contava que todos faziam o biscoito frito escaldando o polvilho e colocando pouco queijo. Como na fazenda onde ela morava tinha fartura de queijo e ovos, resolveu criar o próprio modo de fazer, sem escaldar e colocando muito queijo. Resultado: um biscoito mais saboroso e sequinho ao finalizar a fritura. A receita caiu no gosto da família e de todos que experimentam o biscoito, e desperta a memória afetiva de filhos e netos, fazendo lembrar a infância na cozinha da vovó Dinalva, que nos deixou, em 2005, aos 73 anos.”

RECEITA

Biscoito frito com queijo

Biscoito frito com queijo: Receitas de João Pinheiro – Livro: Minas na Mesa

INGREDIENTES

  • 2 xícaras polvilho doce;
  • 2 xícaras de queijo ralado (meia cura);
  • ovos até dar o ponto de enrolar;
  • sal a gosto;
  • óleo para fritar.

MODO DE PREPARO

Misture o polvilho e o queijo em uma tigela e coloque os ovos, até dar o ponto de enrolar. Acrescente sal a gosto. Enrole a massa como preferir, fazendo biscoitos não muito grossos, pois ela cresce ao fritar. Coloque no fogo a panela com o óleo para fritar e, quando começar a esquentar, coloque os biscoitos. Não deixe esquentar muito, pois é isso que faz os biscoitos jogarem óleo pra todo canto. Ele tem de estar só um pouco quente, por aproximadamente um minuto no fogo. Vire os biscoitos até dourar.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de João Pinheiro está localizado no Território Cerrado/Paracatu

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments