Guarapirata: café, guaraná, laranja e rum

Aprenda a preparar um drink que mistura ingredientes bem brasileiros.

Guarapirata

Aprenda a preparar um drink que mistura ingredientes bem brasileiros.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

Esse drink super diferente e cheio de personalidade é perfeito para um final de tarde, para o happy hour ou simplesmente para quem gosta de café, guaraná e rum. Se você tem o gin tônica como drink favorito, por exemplo, é porque você ainda não conhece o Guarapirata. É um ótimo substituto para quem busca um drink de preparo simples e que fique pronto rápido.

Vìdeo: Coffee & Joy

Buscamos ingredientes que harmonizam com o café e que, juntos, fazem um drink super diferente e prático, bem brasileiro e cheio de personalidade. E já que todos os itens são extremamente característicos e saborosos, o resultado não poderia ser diferente: a bebida perfeita para o fim de tarde de uma sexta-feira (ou para qualquer outro dia que você quiser).

Nessa receita, a utilização do rum envelhecido é melhor e mais indicada que a do rum branco, mas fica à sua escolha. Entretanto, para a escolha do café é essencial que ele seja um café de especialidade e, de preferência, de torra média. Isso porque o sabor dos alimentos e bebidas em temperatura ambiente ou frios é mais perceptível ao nosso paladar e, os cafés tradicionais, extra-fortes, geralmente encontrados em supermercados, possuem um forte amargor devido à quantidade de impurezas que são moídas junto com o fruta e também pela torra excessiva, o que influencia – e muito – no resultado final da bebida, trazendo um sabor indesejado ao drink.

Guarapirata
Foto: Coffee & Joy

Receita do Guarapirata

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
Refrigerante de guaraná: 100ml
Rum: 60ml
Café especial intenso: 1 dose (50ml)
Laranja Bahia: 1 fatia
Gelo

Modo de preparo:
Para este drink escolhemos o café Coquetel, que possui notas de rum, frutas brancas e manga. Ele harmoniza bem com o guaraná e com a laranja. Utilizamos a cafeteira italiana porque é um dos métodos que mais ressaltam a intensidade do café. Mas, se você não tem uma cafeteira italiana em casa, não se preocupe! Prepare um café intenso em casa mesmo.

A montagem do drink é bem simples: basta adicionar três cubos de gelo ao copo ou a quantidade de sua preferência, uma fatia de laranja Bahia, o rum e, por último, o café. É importante que o café seja fresco, recém-preparado.

Depois disso é só degustar esse drink delicioso. Post originalmente publicado em Coffee & Joy: Guarapirata – Receita de café, rum, guaraná e laranja

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
793
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments