Minas na Mesa: Broinha de Fubá com Queijo

Conheça mais uma jóia da gastronomia de Minas. Broinha de fubá com queijo. Aprenda a preparar essa deliciosa receita.

Conheça mais uma jóia da gastronomia de Minas. Broinha de fubá com queijo. Aprenda a preparar essa deliciosa receita.

Broinha de Fubá com Queijo

Por: Maria José Maia Amâncio*

O Livro Minas na Mesa é uma iniciativa da empresa Nossa Senhora das Produções, coordenado pela profissional Elke Rezende, com patrocínio da Gasmig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto homenageia o Instituto Mário Penna, associação filantrópica que envolve hospitais especializados, casa de apoio e núcleo de ensino e pesquisas em câncer, que está completando 50 anos de vida dedicados ao tratamento contra essa grave doença, trazendo esperança e conforto a milhares de famílias ao longo de sua linda história.

*Maria José Maia Amâncio

“Minha história com o forno e o fogão surgiu na infância, no sítio onde morávamos, no povoado de Pires, zona rural de Minas, e que hoje ainda mantenho como forma de preservar a memória de meus pais. Minha mãe tinha 11 filhos e ela mesma produzia as quitandas e os doces para alimentá-los. Ainda menina, comecei a ajudar a minha mãe na produção semanal. Hoje, morando em São Brás do Suaçuí (MG), faço diversos quitutes, quitandas e doces, tudo com muito esmero, com gosto de mãe e de avó.

O motivo de resgatar esta receita, que é muito fácil de fazer, é que a broinha de fubá lembra a minha infância. É uma doce lembrança, pois como ajudante de minha mãe sempre produzia as broinhas de fubá. Era feita sempre, talvez por se tratar de uma merenda forte, que alimentava bem a prole. E pela facilidade de obter todos os insumos, pois tínhamos no sítio.”

RECEITA

INGREDIENTES

  • 1 kg de fubá;
  • 1 kg de açúcar;
  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 500 g de banha de porco;
  • 700 ml de coalhada;
  • 8 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de bicarbonato dissolvido em leite quente;
  • 50 g de erva-doce.

MODO DE PREPARO

Colocar os ingredientes em uma gamela, exceto a farinha de trigo, que será acrescentada aos poucos. Misturar tudo até dar o ponto de enrolar as broinhas. Assar em forno quente.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de São Brás do Suaçuí está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Freire

E o queijo gente???