Território da Nutri: bolo de mandioca sem farinha - Territórios Gastronômicos

Território da Nutri: bolo de mandioca sem farinha

Experimente este bolo de mandioca sem farinha, super saboroso e fácil de fazer. Perfeito para quem busca uma opção sem glúten e rica em fibras.

Bolo de mandioca sem farinha

Experimente este bolo de mandioca sem farinha, super saboroso e fácil de fazer. Perfeito para quem busca uma opção sem glúten e rica em fibras.

Por Gláucia Hübner, nutricionista*

A diversidade da mandioca está inclusive no nome. Conhecida como macaxeira por alguns, aipim por outros, fato é que com ela podemos preparar muitas delícias, tanto doces quanto salgadas. Pode ser usada em preparações ou consumida somente cozida. A partir dela, vários produtos também são preparados, como a tapioca e a farinha de mandioca, tornando-a cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Esse bolo que você vai aprender a preparar não leva farinha, é super saboroso e algumas adaptações podem ser feitas, de forma a atender melhor aos diferentes paladares e restrições.

Bolo de mandioca sem farinha

Bolo de Mandioca

Ingredientes:
700g de macaxeira crua descascada e ralada (ralar no processador de alimentos é super rápido!)
4 ovos
200 ml de leite de coco
50g de coco ralado
1 xícara (chá) de açúcar (ou adoçante à base de stévia – ver equivalência na embalagem do adoçante)
3 colheres (sopa) de manteiga (pode ser ghee também) ou óleo de coco
1 colher (sopa) de fermento em pó  
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bater os ovos, o leite de coco, a manteiga, o coco, o sal e o açúcar no liquidificador.  

Na bacia, colocar a mandioca já ralada. Acrescentar a mistura do liquidificador. Misturar bem até incorporar tudo (fica parecendo que tem mais mandioca do que o necessário, mas é assim mesmo).

Acrescentar o fermento e misturar delicadamente.

Levar ao forno em forma untada.

Dica da nutricionista:

  • Se quiser que o bolo fique com uma consistência de pudim, acrescente metade da mandioca ralada no liquidificador e bata junto com a mistura e depois acrescente à metade da mandioca ralada que ficou na bacia. Acrescente o fermento sempre por último.

Serviço:
Instagram: @glauciahubner
Site: nutricaoesaude.com.br
YouTube: Nutricionista Gláucia Hübner Gonçalves
Contato: (31) 2515-0709

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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