Projeto Biomas: pão chinês com recheio de sarapatel - Territórios Gastronômicos

Projeto Biomas: pão chinês com recheio de sarapatel

Hoje, você vai aprender a preparar o bun, o pão chinês, que pode ser recheado com sarapatel. É mais uma receita que faz parte do projeto Biomas.

Hoje, você vai aprender a preparar o bun, o pão chinês, que pode ser recheado com sarapatel. É mais uma receita que faz parte do projeto Biomas.

Por Isabel de Andrade*

Aprenda a preparar o pão chinês com o cozinheiro, Educador do Centro Universitário UNA/BH e jornalista Wessery Zago. A dica é que ele seja recheado com o sarapatel.

A receita, inspirada na Caatinga, faz parte do projeto Biomas, uma parceria feita pela professora de Gastronomia Rosilene Campolina e Territórios Gastronômicos.

Ao longo da semana, Wessery vai ensinar outros pratos inspirados no bioma. Não perca.

Bun: pão chinês

Ingredientes:
Rendimento: 10 unidades
1 kg de farinha de trigo
660 ml água
90 g de açúcar refinado
15 g fermento biológico fresco
15 g fermento químico em pó
1 colher de óleo de gergelim
Papel manteiga

Modo de preparo:

Dissolva o fermento biológico na água e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, misture o açúcar ao líquido.

Coloque a farinha, o fermento químico e o óleo de gergelim em uma tigela e misture. Abra um buraco no centro da farinha, despeje o líquido e, com as mãos, vá misturando, aos poucos, com a farinha até formar uma massa.

Na batedeira com o gancho ou em uma superfície lisa, sove a massa até obter uma textura lisa. Pode demorar um tempo dependendo da técnica e da força.

Coloque a massa em uma tigela polvilhada com um pouco de farinha, cubra com papel filme e deixe descansar em um local fresco até a massa dobrar de tamanho (isso pode demorar de 30 minutos ou até mais tempo, dependendo do clima).

Retire a massa da tigela, coloque-a em uma superfície lisa (ela vai perder um pouco do seu tamanho), divida-a em dez partes iguais e modele em bolinhas.

Polvilhe uma superfície com farinha, posicione as bolinhas, com um pouco de espaço entre elas, e cubra-as com papel filme para uma segunda fermentação até dobrarem de tamanho novamente (entre 30 minutos ou mais, dependendo do clima).

Abra as massas, uma a uma, com ajuda de um rolo, pincele uma metade do disco com um pouco de óleo e feche na metade, como se fosse um pastel, sem pressionar a massa.

Coloque as massas na cesta de bambu (ou outro local com fundo vazado onde irá cozinhar no vapor) e deixe descansar pela terceira e última vez, até elas incharem (mais 30 minutos).

Leve para cozinhar no vapor por 7 a 9 minutos até a massa ganhar firmeza. O bun está pronto para receber o recheio da sua escolha! A dica é que você recheie com sarapatel.

Confira a receita.

Na próxima edição, você vai conferir a receita do drink Rosa da Caatinga, feito com umbu e seriguela.

Serviço:
Instagram: @chefwesseryzago

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments