Feijão: Como cozinhá-lo corretamente

Professora dá dicas para melhorar a qualidade do cozimento

Muita gente já ouviu falar que o feijão deve ser deixado de remolho por um período de oito a doze horas antes de ser preparado, mas algumas pessoas não sabem porquê. O ideal é trocar a água dos grãos antes de cozinhá-los. De acordo com a professora e pesquisadora Claudia Porto, há pelo menos quatro boas razões para você começar a fazer isso, caso nunca tenha feito.

Retrogosto

O feijão costuma deixar um gosto desagradável quando não fica de remolho. Além de deixá-lo descansar na água, colocar as tradicionais folhas de louro pode ajudar a melhorar o sabor do prato.

Economia

Após o remolho, o feijão leva apenas 15 minutos para cozinhar. Sem ele, esse tempo aumenta para 40 minutos. Ou seja, são 25 minutos de economia de gás que você terá por dia. Ao todo, serão economizadas 5 horas por mês (considerando uma família que cozinha feijão três vezes por semana).

Fitatos: os anti-nutrientes

O feijão possui um composto chamado fitato, que prejudica a absorção de nutrientes e causa prejuízos à nossa saúde. Quando ingeridos pelo nosso corpo, os fitatos formam uma macromolécula que rouba vitaminas, minerais e proteínas, que são nutrientes importantes.

Os fitatos não estão presentes só no feijão, e sim em todas as leguminosas, como ervilhas, lentilhas, grão de bico e favas. Portanto, para o melhor proveito desses alimentos, é importante que todos passem pelo remolho de oito horas antes do cozimento.

Gases: o fator anti-social

O feijão possui vários componentes derivados de enxofre que, quando digeridos pelo nosso corpo, causam flatulências e vontade de evacuar. Quem come feijão sem remolho não consegue ficar próximo de uma multidão.

Outras dicas

O feijão também costuma produzir espuma durante o cozimento. Isso pode ser evitado adicionando gorduras, como bacon ou toucinho.

Durante o remolho, é importante notar se os grãos que boiam possuem algum tipo de furo que pode ter sido causado por carunchos – pequenos insetos que se alimentam da leguminosa e depositam fezes nos alimentos.

Nos dias mais quentes, é importante deixar o feijão de remolho dentro da geladeira. Assim, evita-se que o alimento azede, já que o calor favorece a oxidação dos grãos.

Augusto Albertini

Likes:
2 0
Views:
323
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios