Café: o grão que conquistou o mundo - Territórios Gastronômicos

Café: o grão que conquistou o mundo

O café é a segunda bebida mais popular do planeta, atrás apenas da água. Sua história tem sido contada por muitas gerações. Reza a lenda que um pastor de cabras chamado Kaldi notou que seu rebanho ficava mais eufórico e disposto depois de consumir os pequenos frutos vermelhos do café no alto das montanhas.

Kaldi relatou sua descoberta a um monge local, que preparou um chá com as sementes dos frutos e conseguiu se manter acordado durante as longas horas de oração à noite. Mais tarde, os monges descobriram que poderiam torrar essas sementes, o que liberava óleos e um delicioso aroma que preenchia todo o ambiente.

Veja mais: Chefs e baristas adotam o café

Desde então, o café passou por várias fases: da bebida que apenas fornecia energia até a revelação de seus benefícios para a saúde. Quando é bem cuidado nas fases de lavoura, pós colheita e torra, seus efeitos medicinais são incríveis.

Quando começamos a entender todos os processos do café, deixamos de ser um consumidor comum e atingimos o nível de “Coffee Lover” (do inglês, “amantes de café”). E os Coffee Lovers estão cada vez mais exigentes, buscando informações sobre os cultivos, terroirs, altitude do local de plantio e origem da bebida que estão consumindo. Ou seja, querem se informar sobre toda a história, do grão à xícara.


(Foto: Lisley Guimarães / Instagram lis_fotos)

O café remete à família e desperta todos os cinco sentidos. É uma verdadeira experiência sensorial, desde o aroma até o sabor. Sua cafeína renova as pessoas, que ficam mais ágeis e felizes. E quando é preparado pelas mãos de baristas, profissionais especialistas em prepará-lo, fica melhor ainda.

Engana-se quem pensa que o café é apenas uma bebida. São tantas as inovações gastronômicas que ele nos proporciona… Combinações como: carne de panela com molho de café, bolos, chá da casca do café, licor, geleias, doces…

No mundo do café especial, o mais impressionante é a capacidade que esse pequeno grão tem de mudar vidas. Ele une, conecta, inspira, traz oportunidades e valoriza pessoas, aproximando quem consome de quem produz e resgatando culturas e tradições.

Bem-vindo ao nosso mundo do café especial!

Lilian Trigolo
Formada em Administração de empresas com ênfase em Comércio Exterior, Colunista do Blog do Madeira e Jornal Folha de Varginha e Produtora de café

Instagram: @liliantrigolo


Paula Dias
Produtora de café, empresária, barista e CEO da Grandpa Joel’s Coffee
Instagram: @grandpajoelscoffee

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
11 0
Views:
1918
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments