#PartiuTG: Fim de Semana em Caxambu - Territórios Gastronômicos

#PartiuTG: Fim de Semana em Caxambu

Por Eduardo Avelar e Colaboradores

Para quem gosta de curtir um friozinho e boas opções gastronômicas, aqui vai uma dica: #PartiuTG para um fim de semana gastronômico em Caxambu, a linda cidade das águas que fica a 380 km de BH, 303 Km de São Paulo, 284 Km do Rio, e tem várias opções de hospedagem e entretenimento.

Pão de queijo, café e cerveja – O jeito mineiro de acolher

Esta é a chamada da Secretaria de Turismo da cidade em seu belo material promocional, que destaca ainda vários produtos artesanais da região, como os queijos de Alagoa, Aiuruoca e Baependi, os queijos finos de Cruzília, deliciosas cachaças, os maravilhosos doces de leite, além, claro, das cervejas produzidas com as melhores águas do mundo, e de várias outras atrações.

O material ainda destaca a feira de orgânicos, no sábado, para os adeptos de uma alimentação saudável, que acontece na Praça XVI de Setembro e outras duas atrações especiais que eu recomendo:

As quitandeiras que caminham pela cidade aos finais de semana, levando em seus balaios deliciosos biscoitos – e entre elas eu espero que você encontre a minha amiga Suely das Quitandas, dona do sorriso mais lindo do Sul de Minas, e que sai todos os finais de semana da vizinha Baependi para Caxambu com seus deliciosos e inigualáveis biscoitos de polvilho, fresquinhos e muito delicados, daqueles que dissolvem logo ao tocar na boca.

Outra dessas iguarias únicas da cidade é o beiju do Seu Joaquim, que é vendido ao lado do parque das Águas. Daqueles fininhos e que nos remetem aos melhores sabores de nossa infância. Imperdível!

Aprenda a fazer o Biju de Seu Joaquim com receita publicada no Guia Sabores de Minas quando passamos por Caxambú.

Doces Imperial – Identidade Gastronômica de Caxambu

Para as visitas obrigatórias e comprinhas de presentes, não pode ficar de fora a visita à loja da fábrica dos famosos Doces Imperial para conhecer os doces de leite de lata que, segundo alguns especialistas, é o melhor do Sul de Minas e um dos melhores do Brasil. Fica na Rodovia BR 354, no Km 92.

Cerveja Doze Fontes

Foto: Divulgação

As cervejas artesanais são outra atração da cidade e a Doze Fontes é parada obrigatória para os cervejeiros mais exigentes.

Cerveja artesanal especialíssima fabricada em Caxambu, que agora possui a loja da fábrica, onde, além de produtos da marca, também oferece chope fresquíssimo e um cardápio de comida alemã e queijos finos da região.

A Cervejaria Doze Fontes fica na Rua João Carlos, 165.

“O Rio é o mar e Caxambu é o Bar…do Paulão”

Com esse verso, o cliente comensal é recebido no Bar mais tradicional da cidade.

Famoso por suas batidas de vodka com frutas da estação, salgadinhos sequinhos e sua infindável coleção de cachaças.

Este eu também recomendo, mas aí vai minha dica especial: não deixe de experimentar os deliciosos bolinhos de mandioca recheados e fritos, que nesta região são chamados de bolinhos de aipim.

O Bar do Paulão fica na Rua João Pinheiro, 567.

Foto: Reprodução/Facebook

E não se esqueçam: entre um petisco, uma quitanda, uma cerveja e outros perdoáveis exageros, façam um passeio pelo lindo parque e bebam algumas águas mágicas e saudáveis. Não tem ressaca que resista às magnesianas da fonte.

Ainda tem muita coisa boa para fazer por lá. Um passeio de teleférico é uma pausa deliciosa para o fígado e para restaurar o apetite para prosseguir.

Teleférico de Caxambu

Vista da cidade durante o passeio de teleférico em Caxambu. (Foto: Wikimedia Commons)

Recentemente passou por grandes melhorias estruturais. O teleférico de Caxambu hoje é uma excelente opção de passeio para quem quer conhecer o ponto turístico que dá nome a cidade de Caxambu e de onde se tem uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira.

O complexo turístico do Morro Caxambu conta com restaurante, café, lojas e um estande de softball.

Neste fim de semana, ainda acontece na cidade o Festival de bandas Cover, com Tim Maia e Pink Floyd hoje e, amanhã, Rolling Stones, Bee Gees e Queen. Para quem curte orquídeas, na Praça XVI de Setembro acontece a IX Exposição Nacional de Orquídeas.

Portanto, amigo, se está procurando um bom programa, #PartiuTG-Caxambu é a dica dos Territórios Gastronômicos para um turismo gastronômico de fim de semana.

Saudações Gastronômicas! Boa viagem!

*Essas dicas de roteiro gastronômico foram passadas pela Secretaria de Turismo de Caxambu e pelo nosso colaborador Marcos Loesch, o Kiko.
Se você quer divulgar um roteiro gastronômico de sua cidade ou região, mande para nós – territorios.uai@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
6 0
Views:
3148
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments