Surpresa de Tropeiro com Ovo Mollet: versão gourmet de uma receita tradicional

Conheça a receita campeã da 2ª edição do Concurso Grogotó Gourmet.

Conheça a receita campeã da 2ª edição do Concurso Grogotó Gourmet.

Por Isabel de Andrade*

O Hotel Escola Senac Grogotó, em Barbacena, Minas Gerais, promoveu em novembro a 2ª edição do Concurso Grogotó Gourmet. A proposta foi incentivar alunos do Senac e a comunidade a usar a criatividade para desenvolver receitas elaboradas, inspiradas nas raízes mineiras.

Chef Josiane Leroy criou a receita de um tropeiro gourmet ( Foto: Izabela Rodrigues – reprodução: Senac)

O concurso foi dividido nas categorias Profissional, Amador e Infantil. Os vencedores foram escolhidos por um júri. A campeã na categoria Profissional foi a aluna do curso de MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Senac, chef Josiane Leroy, que trabalha com eventos gastronômicos. Ela criou uma versão gourmet do tradicional feijão tropeiro e, como parte do prêmio, o prato vai fazer parte do cardápio do Hotel Escola Senac Grogotó e terá a assinatura da chef.

Confira a receita campeã

(Foto: Izabela Rodrigues – reprodução: Senac)

Surpresa de Tropeiro com Ovo Mollet

Ingredientes:

150g de feijão roxo

30g de farinha de mandioca

1 unidade de couve

180g de bacon

100g de linguiça suína defumada

11 ovos

1 cebolinha

30g de cebola

15g de alho

Sal

1litro de óleo

1 salsinha

500g de farinha panko

80g de farinha de trigo

120ml de azeite

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão. Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho, cebola, adicione o bacon, a linguiça suína defumada e o feijão já cozido. Acrescente a farinha de mandioca, finalize com a salsinha e corrija o sal. Faça o branqueamento da couve e da cebolinha. Rasgue a folha da couve em quatro pedaços, recheie com o tropeiro e amarre com a cebolinha branqueada. Cozinhe o ovo por 5 minutos. Cuidado para descascá-lo. Empane (farinha de trigo, ovo batido e panko). Frite em óleo quente por imersão até ficar dourado.

Para a tuile:

misture o azeite, a farinha de trigo e água. Coloque em uma bisnaga. Em uma frigideira pré-aquecida, despeje até cobrir o fundo. Espere terminar de borbulhar e retire com cuidado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
882
Article Categories:
Receitas