As doces delícias de Vanuza Fagundes

A empresária Vanuza Fagundes incrementou o cardápio do ateliê com vários produtos para o Natal. Ela já adianta que, entre os planos para 2020, está o curso Mão na Massa.

A empresária Vanuza Fagundes incrementou o cardápio do ateliê com vários produtos para o Natal. Ela já adianta que, entre os planos para 2020, está o curso Mão na Massa.

Por Isabel de Andrade*

Os produtos que a empresária Vanuza Fagundes lançou para o Natal são de dar água na boca e de encher os olhos. Entre tantas opções, as delícias feitas de chocolate mais parecem obras de arte. Entre elas, tem a árvore que ganha três tipos de recheio: caramelo e flor de sal, framboesa com pistache e creme de avelã. Destaque também para a casinha toda de chocolate, que pode muito bem fazer parte da decoração.

Casinha feita de chocolate mais parece uma obra de arte ( Foto: Bitar & Paiva)

Os panetones fazem sucesso e ganham diferentes versões. Além do clássico, ela fabrica também o trufado. A dica é que ele seja servido com sorvete, o que dá à sobremesa ares de um panetone gâteau. Vanuza introduziu a guloseima no cardápio justamente para atender à demanda da época.

A dica é servir o panetone trufado com sorvete ( Foto: Bitar & Paiva)

Também na linha Natal, os biscoitos amanteigados são uma excelente opção de presente. A empresária desenvolveu vários sabores. Entre eles, chocolate belga, caramelo, ibisco, limão, pistache e avelã. Cada ingrediente dá um tom diferenciado ao biscoito. E a embalagem é um charme à parte.

Os biscoitos amanteigados ganham sabores e tonalidades diferentes ( Foto: Bitar & Paiva)

Ateliê se transforma em laboratório

No ateliê, inaugurado há cerca de um ano no bairro Sion, em Belo Horizonte, a produção é intensa. O espaço se transformou em um verdadeiro laboratório para essa farmacêutica que decidiu se dedicar à gastronomia há seis anos.

E essa mudança de rumo ocorreu justamente no período em que Vanuza estava grávida do filho, o Pedro. Ela, que sempre gostou de cozinha, decidiu fazer um curso de bolos. Daí para começar a fabricar bolos e doces para aniversários foi um pulo.

A criatividade e o talento para os trabalhos manuais transformam os produtos. Dá gosto olhar para os doces feitos pela empresária. Eles são todos pintados a mão.

Os doces pintados a mão ganham um ar bem sofisticado ( Foto: Bitar & Paiva)

Todos os produtos são feitos artesanalmente. Uma das criações da empresária é o caramelo. Ao provar a iguaria, a pessoa sente na boca uma explosão de sabores. “Ele desperta cinco sensações: doce, sal, crocante, pimenta e o puxa do caramelo”, explica.

No ateliê, Vanuza produz também quitutes que estão muito ligados à questão afetiva. Ela fabrica rosquinhas da vovó e roscas recheadas com canela e beijinho. As quitandas remetem às mesas de café que fizeram parte da infância de muita gente.

Alguns produtos estão disponíveis para pronta entrega ao longo do ano. Outros são fabricados apenas sob encomenda como, por exemplo, os bolos e doces, que costumam ser servidos em festas.

Planos para 2020

Vanuza Fagundes prepara para 2020 os cursos Mão na Massa ( Foto: Bitar & Paiva)

Pensando em compartilhar o que sabe, Vanuza está cheia de planos para 2020. Ela está preparando os cursos que chama de Mão na Massa. Além de ensinar as técnicas para a fabricação dos produtos, ela pretende dar um suporte posterior aos alunos porque sabe que na hora de aplicar os conhecimentos, as coisas nem sempre saem conforme o planejado e o resultado pode não ser o esperado. “A pessoa vai testar a receita em casa. Se não der certo, ela vai poder entrar em contato comigo. Aí, eu vou dar o retorno”, explica.

Serviço

Vanuza Fagundes Doceria

Contato: (31) 98556-2600

Instagram: @vfdoceria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.