Mercado Grano comemora quatro anos

O Mercado Grano, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, completa quatro anos de funcionamento e a data será comemorada neste fim de semana ao som de blues e jazz. O Territórios Gastronômicos conversou com o chef Leo Mendes, que fez um balanço desses quatro anos e adiantou algumas novidades que estão sendo preparadas para o futuro.

O Mercado Grano, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, completa quatro anos de funcionamento e a data será comemorada neste fim de semana ao som de blues e jazz. O Territórios Gastronômicos conversou com o chef Leo Mendes, que fez um balanço desses quatro anos e adiantou algumas novidades que estão sendo preparadas para o futuro.

Por Isabel de Andrade*

Tudo começou no dia 16 de janeiro de 2016. Um grande galpão que unia em um só espaço gastronomia, arte e produtores parceiros dava início a uma metamorfose que transformaria o bairro Jardim Canadá, no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, em um reduto de experiências gastronômicas e sensoriais. O mentor dessa inovação chamada Mercado Grano foi o chef Leo Mendes. Ele comemora quatro anos à frente da casa e aproveita o aniversário do Mercado para fazer um balanço desse período.

Mercado Grano comemora quatro anos de funcionamento ( Foto: reprodução Instagram)

De cara, o que percebemos é que o Grano cresceu em tamanho. O galpão onde tudo começou tinha a capacidade para acomodar 150 pessoas sentadas. Mais um espaço foi incorporado ao Mercado, que passou a ocupar uma área de 1.500 metros, e a capacidade de atendimento aumentou para 350 pessoas sentadas. Foi necessário ampliar a estrutura com a contratação de mais funcionários.

Com a capacidade maior, vieram novos projetos. Um dos destaques é o brunch, servido aos domingos, de 9h às 12h. A mesa surpreende pela imensidão de sabores. O chef e a equipe preparam salmão defumado, pães artesanais, brioches, croissants, torta de amêndoa, bolo de chocolate belga, crepes de blueberry, salada de frutas, tapioca com queijo Canastra, omeletes, pizza com massa de fermentação natural, quiche. Tem também mel em favo orgânico, uma enorme variedade de sucos naturais, creme de coco orgânico, granola caseira, embutidos da Serra Gaúcha. “O brunch é bem disputado, são feitas muitas reservas”, conta o chef.

Brunch do Mercado Grano deve ser realizado também no sábado até julho ( Foto: reprodução Instagram)

A grande diversidade de sabores harmoniza perfeitamente com a melodia que toma conta do Mercado Grano. Desde que o brunch começou a ser servido, o chef percebeu que a música clássica era um ingrediente perfeito para a receita. Então, domingo é dia de apresentação de músicos com formação erudita e que fazem parte da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A proposta, agora, é levar o brunch também para os sábados. E, segundo Leo Mendes, a ideia deve ser colocada em prática até julho.

Ao longo desses quatro anos, novos parceiros chegaram como, por exemplo, a loja Desiguais, com seus móveis e objetos dos anos 1950 e 1960. O Atelier Home & Garden, com objetos de decoração para casa e jardim, é outro parceiro. Entre as opções, estão peças importadas da Ásia e itens fabricados com matéria-prima reciclada como a borracha. Os cafés são preparados pela Oop Coffee, uma cafeteria moderna que trabalha com grãos especiais cultivados por pequenos produtores.

Antiguidades: móveis da loja Desiguais, uma das parceiras do Grano ( Foto: reprodução Instagram)

Um dos primeiros parceiros continua caminhando com o Grano ao longo desses quatro anos. No Armazém, comandado pelo Gilberto Leste, há uma enorme variedade de orgânicos. Os produtos como, por exemplo, ovo caipira, doce de leite na palha, biscoitos, especiarias, queijos, azeites vêm de várias partes do país e também de Minas Gerais.

Gilberto Leste, do Armazém, um dos primeiros parceiros do chef Leo Mendes ( Foto: reprodução Instagram)

Na cozinha, Leo se mantém fiel ao preparo dos grandes clássicos da casa. Entre eles, joelho de porco, leitoa, bacalhau, confit de pato, codorna desossada, parrillas com cerca de 12 itens. O que mudou, segundo o chef, é que ele tem usado cada vez mais o forno a lenha para preparar os pratos.

Chef Leo Mendes usa o forno a lenha para a preparação de um prato ( Foto: reprodução Instagram)

Uma novidade, de acordo com o chef, é que a massa e os molhos artesanais fabricados no próprio Mercado e usados na preparação dos pratos vão estar disponíveis para os clientes levarem para casa a partir de fevereiro. Segundo o chef, a aquisição de uma máquina que prepara massa caseira vai possibilitar o aumento da produção. Assim, as pessoas vão poder comprar massas fresquinhas, que serão vendidas a quilo.

As massas artesanais fabricadas no Mercado Grano vão começar a ser vendidas a partir de fevereiro (Foto: reprodução Instagram)

Música para comemorar os quatro anos

Um Mercado que respira arte guarda muitas histórias ao longo desses quase 1.500 dias de funcionamento. Músicos, escritores, fotógrafos, dançarinos encontraram na casa o ambiente perfeito para a divulgação de seus trabalhos. Leo lembra com carinho a passagem de Fernanda Young pelo Grano. A escritora e roteirista, que morreu em 2019, lançou o livro Pós-F: para além do masculino e do feminino, em junho de 2018 no Mercado.

A escritora Fernanda Young lançou um de seus livros no Mercado Grano ( Foto: reprodução Instagram)

A alma e a essência do Grano são a arte, a sustentabilidade, a diversidade. A casa tem o compromisso de promover a cultura. É um espaço para que os artistas possam se manifestar e chegar até o público. Leo Mendes faz questão de enfatizar que essa não é uma estratégia comercial, mas sim uma escolha de quem acredita no que faz. “A gente gosta e não consegue viver sem isso”, diz. E os quatro anos do Mercado Grano serão comemorados com muito blues e jazz. A cantora Taryn Spielman se apresenta nesta sexta, 17 de janeiro, e sábado, 18, a partir de 20h. Os lugares são limitados. Reservas podem ser feitas pelo telefone: (31) 3541-1036.

Gilberto Gil foi uma das presenças ilustres no Mercado Grano ( Foto: reprodução Instagram)

Serviço

Mercado Grano

Endereço: Rua Niágara, 320, Jardim Canadá, Nova Lima.

Whatsapp: (31) 98477-2804

Instagram: @mercadograno

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
894
Article Categories:
Bares e Restaurantes