Chef Eloi Moreira serve jantar inspirado em obras de arte - Territórios Gastronômicos

Chef Eloi Moreira serve jantar inspirado em obras de arte

Cozinha autoral: chef Eloi Moreira prepara menu inspirado em obra de artista plástica. O jantar será servido em uma galeria de arte na capital mineira.

Cozinha autoral: chef Eloi Moreira prepara menu inspirado em obra de artista plástica. O jantar será servido em uma galeria de arte na capital mineira.

Por Isabel de Andrade*

Um menu inteiro inspirado na obra da artista plástica Anna Bella Geiger. Essa é a missão do chef Eloi Moreira. Ele se debruçou sobre um trabalho de pesquisa intenso e promete surpreender com os pratos que vai servir na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, na Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte.

A Galeria vai promover o “Jantar com arte: Anna Bella Geiger – Brasil Nativo/Brasil Alienígena.” Primeiro, o galerista Murilo Castro vai promover um Art Talk sobre a obra de Ana Bella. Em seguida, os convidados serão servidos.

A artista, que está com 86 anos, encerra neste mês o ciclo de exposições no Masp e tem obras expostas em grandes espaços pelo mundo afora. Entre eles, o Centre Pompidou, em Paris; MOMA, em Nova Iorque; Tate Modern, em Londres; e Reina Sofia, em Madri, na Espanha.

Na série Brasil Nativo/Brasil Alienígena, que será objeto da discussão na galeria, Anna Bella apresenta obras que discutem criticamente a história e a realidade social do país, como o passado colonial, a identidade nacional, a representação dos povos indígenas e questões ecológicas. E essa temática vai estar presente também no jantar autoral preparado pelo chef Eloi.

Chef Eloi Moreira prepara um menu completo que será uma releitura das obras da artista Anna Bella Geiger ( Foto: Alisson Braz)

Depois de cinco dias de pesquisa, o chef bateu o martelo e vai fazer um menu completo com duas opções de entradas, três opções de pratos principais e duas de sobremesas. O Territórios Gastronômicos divulga em primeira mão os detalhes do menu autoral.

Entrada

Opção 1:

Ceviche de lichia com chips de batata doce e vísceras de arroz.

Opção 2:

Ceviche de polvo com chips de tubérculos e purê de azeitonas pretas.

Prato Principal

Opção 1:

Camarões eviscerados com risoto de pistache e purê de beterraba com farofa de tapioca.

Opção 2:

Steak de filet angus ao molho de espinafre com funghy e polenta trufada.

Opção 3:

Nhoque de baroa ao creme de beterraba com queijo de búfala e basílico.

Sobremesa

Opção 1:

Gateau de chocolate com farofa de nuts e sorbet de manga.

Opção 2:

Profiteroles com creme de laranja e suspiros com calda de morango.

Chef Eloi conta que teve a preocupação de fazer a releitura usando ingredientes que representam as obras da artista e que são apreciados pelas pessoas. Para contemplar todos os paladares, optou por criar mais de uma opção de entrada, prato principal e sobremesa.

Chef Eloi Moreira vai fazer uma releitura da obra para servir a entrada ( Foto: divulgação)
Inspirado na obra acima, o chef Eloi Moreira escolheu a latinha para servir a entrada ( Foto: divulgação)

No prato principal que leva carne vermelha, Eloi vai brincar com uma mistura de cores que lembram o Brasil. A polenta vai ser servida no formato do mapa do Brasil e o amarelo da receita vai se misturar ao verde do molho de espinafre.

A sobremesa vai ser uma outra atração. Ela será montada sobre uma folha de arroz que representa uma página de jornal. Assim, vai reproduzir um elemento que também está sempre presente nas obras de Anna Bella. “Eu quis fazer uma mistura do molecular com o contemporâneo e com os traços da minha cozinha. Essa é a minha identidade, é a minha essência. E isso eu preservo na minha cozinha, desde a composição, a montagem, a escolha dos vasilhames. A ideia é proporcionar às pessoas uma experiência única”, explica o chef.

Obra da artista será reproduzida em uma folha de arroz para compor a sobremesa ( Foto: divulgação)

Parceria que deu certo

O jantar já é o terceiro de uma série de trabalhos autorais associados à arte desenvolvidos pelo chef Eloi em parceria com a designer de joias e produtora, Patrícia Dias. Os dois profissionais, que são sonhadores, corajosos, criativos e irreverentes, somam os seus talentos e fazem a diferença. “A gente sonha com as coisas e faz acontecer”, brinca Eloi.

Chef Eloi, a produtora Patrícia Dias e o galerista Murilo Castro preparam “Jantar com Arte” ( Foto: reprodução Instagram)

A primeira experiência entre os dois foi um brunch temático para celebrar a linha de joias que Patrícia Dias criou inspirada na obra de Mondrian, um dos pintores mais importantes do modernismo. O cardápio foi montado com muitas figuras geométricas e cores para representar os traços do artista.

Posteriormente, Eloi e Patrícia trabalharam em uma outra experiência que fez parte da mostra “O Tempo dos Sonhos”, que trouxe para a Casa Fiat de Cultura, na capital mineira, obras que remete à arte aborígene. O chef preparou um jantar temático e harmonizado para 20 pessoas. Ele conta que a sobremesa trouxe muitos elementos presentes nos quadros como os traços e espirais. Ele ainda fez uma desconstrução do tradicional sonho de padaria e criou uma farofinha a partir do quitute.

Obra que fez parte da exposição “O Tempo dos Sonhos” e inspirou a criação da sobremesa abaixo ( Foto: divulgação)
Sobremesa criada pelo chef Eloi Moreira inspirada na obra acima ( Foto: divulgação)

Agora, mais uma vez, Eloi Moreira e Patrícia Dias estão juntos na missão de surpreender os cerca de 30 convidados que vão apreciar o jantar com arte dedicado à obra da artista Anna Bella Geiger na Galeria Murilo Castro. Para o chef, esse tipo de experiência gastronômica sensorial é uma tendência mundial. “Os chefs buscam oferecer esse tipo de experiência para o cliente, que se interessa por uma vivência gastronômica cada vez mais. Sou muito conceitual e essa cozinha autoral tem muito a ver comigo”, finaliza Eloi.

Serviço:

Data: 17 de fevereiro ( segunda-feira)

Local: Galeria Murilo Castro – Rua Benvinda de Carvalho, 60, Santo Antônio, Belo Horizonte

Horário: 18h30 às 22h30

A venda de convites já foi encerrada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1297
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments