Receita dos Quintais: Geléia de Abacaxi com Pimenta - Territórios Gastronômicos

Receita dos Quintais: Geléia de Abacaxi com Pimenta

Aprenda esta receita versátil que pode ser utilizada com torradas num lanche da tarde ou como delicioso tempero para uma carne de porco assada. Quem enviou foi o Wander Gomes de Oliveira do município de Sete Lagoas-MG.

Aprenda esta receita versátil que pode ser utilizada com torradas num lanche da tarde ou como delicioso tempero para uma carne de porco assada. Quem enviou foi o Wander Gomes de Oliveira do município de Sete Lagoas-MG.

Geleia de abacaxi com pimenta

Da Série Doces dos Quintais de Minas*

Ingredientes:

  • 1 kg de abacaxi picado
  • 800 g de açúcar cristal
  • 80 g de pimenta-dedo-de-moça, sem sementes

Preparo:

  • Bater, separadamente, o abacaxi e as pimentas no liquidificador.
  • Levar ao fogo alto, de preferência em um tacho de cobre, com o açúcar, mexendo algumas vezes.
  • Retirar do fogo depois de uma hora, ou assim que der o ponto, que pode ser medido colocando uma colher da mistura em uma superfície lisa e fria. Se, ao passar o dedo, a geleia não grudar e ficar com a aparência enrugada, está pronta.
  • Retirar e servir depois de esfriar ou gelada.

    *Receita fornecida por Wander Gomes de Oliveira, de Sete Lagoas para o Projeto Sabores de Minas:
Wander Gomes e suas geléias de quintal- Foto Marcos Michelin/EM

Colheita de magia

O sol forte e as altas temperaturas do verão podem até desanimar alguns, mas é com todo fôlego que o Sabores de Minas prepara a bagagem para botar o pé na estrada. Afinal, Minas é fonte de infinitas e saborosas descobertas que merecem ser desvendadas. Desta vez, os aromas conduzem os viajantes à cidade de Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte. Para começar, uma receita que desperta a curiosidade e os sentidos.

É a geleia de abacaxi com pimenta, uma iguaria que pode ser degustada como doce ou, por que não, como tempero. O criador da geleia, o mineiro Wander Gomes de Oliveira, ensina como explorar a versatilidade de sua invenção. A geleia é ótima para temperar carnes de porco. Além de dar sabor, serve para dourar a carne. É só passar antes de assar, ensina. Técnico em laticínios, Wander começou com a produção de doces por pura distração e hoje a marca batizada de Poção de Amor já é vendida em vários lugares, inclusive na capital.

O segredo da qualidade é o modo de preparo, que ainda passa pelos tachos de cobre. Além disso, as receitas são joias de família, guardadas há várias gerações. Com atributos assim, fica difícil resistir a essa mágica poção.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Sete Lagoas está localizado no Território do Cerrado/Portal do Cerrado

EA/TG – CERRADO/PORTAL DO CERRADO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments