Café: cursos de qualificação virtuais associados à prática

A Academia do Café preparou três cursos que serão oferecidos online, mas os alunos terão a oportunidade também de colocar a mão na massa. Saiba na reportagem como isso será feito.

A Academia do Café preparou três cursos que serão oferecidos online, mas os alunos terão a oportunidade também de colocar a mão na massa. Saiba na reportagem como isso será feito.

Por Isabel de Andrade*

Se você é do tipo que aprecia tanto o café que tem vontade de se tornar um profissional da área, saiba que a qualificação é primordial para garantir um espaço no mercado. E por que não aproveitar o momento de isolamento social e transformação na rotina para buscar conhecimentos e se aprimorar na área?

Pensando em adaptar os cursos de qualificação à nova realidade, a Academia do Café elaborou um planejamento para que treinamentos sejam feitos online. Mas, um detalhe chama a atenção. A empresa encontrou uma forma de incluir atividades práticas sem desrespeitar as regras do isolamento social.

A ideia é oferecer cursos que incluem vídeos explicativos e dois encontros online, em que os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e partir para a prática. É que os inscritos vão receber em casa um kit preparado especialmente para o curso em que se matricularam. Assim, enquanto assistem à aula virtual também vão colocar a mão na massa.

Os cursos serão oferecidos online e os alunos também poderão praticar com os kits que vão receber em casa ( Foto: Cacá Lanari)

No Curso de Degustação Técnica, marcado para os dias 3 e 17 de junho, o instrutor Ivan Totti vai apresentar a introdução à prova, os detalhes sobre o protocolo SCA (Speciality Coffee Association) e le nez du cafe, que se aprofunda nos estudos sobre o aroma. Durante o encontro prático, ele vai ensinar o passo a passo para seguir o protocolo apresentado. O “Kit Prova” que será encaminhado aos participantes é composto por uma colher de prova, três cafés com dose certa para cada xícara e seis xícaras de prova. Todos os alunos vão poder provar o café juntos e fazer uma avaliação técnica.

No Curso de Métodos de Extração, previsto para os dias 8 e 17 de junho, a barista Júlia Fortini vai ensinar sobre o café especial, as diferenças do café comercial, as variáveis e como funciona cada método apresentado. Na aula prática, os alunos vão fazer dois cafés diferentes utilizando o mesmo método e dois cafés utilizando o mesmo tipo de pó em métodos distintos. Para isso, vão utilizar o “Kit Barista”, que é composto por um suporte para filtro V60 01, 10 filtros, um método Pressca (cafeteira com método similar ao da prensa francesa), balança dose certa Pressca e dois cafés especiais diferentes.

Os alunos que se inscreverem no Curso de Torra, que será ministrado por Ivan Totti nos dias 9 e 19 de junho, vão aprender os conceitos básicos de prova de café especial voltado para análise de torra, com o protocolo SCA (Speciality Coffee Association). Serão ensinados os princípios da torra, química da torra e os diferentes perfis. Os inscritos vão receber um kit com seis xícaras, uma colher de prova e quatro perfis de torra diferentes para análise. Além disso, vão ser disponibilizados também conteúdos gravados em vídeo sobre a prova de diferentes torras e as torras específicas.

As inscrições podem ser feitas no site da Academia do Café. Após o curso, os alunos vão receber um certificado e terão a chance de iniciar uma nova carreira.

Serviço:

Inscrições: academiadocafe.com.br

Leia também:

Receita de donut com cobertura de chocolate e café

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
453
Article Categories:
Acontece