Receita para espantar o frio: Sopa de Inhame

Simples, saudável, saborosa e ótima para aquecer neste friozinho. Receita de sopa de inhame fornecida por Luiz Francisco do Restaurante Padre Toledo de Tiradentes-MG.

Simples, saudável, saborosa e ótima para aquecer neste friozinho. Receita de sopa de inhame fornecida por Luiz Francisco do Restaurante Padre Toledo de Tiradentes-MG.

Ingredientes:

  • 400 g de inhame descascado e cortado em quatro
  • Tempero caseiro a gosto
  • 20 g de pimenta-fruta-de-macaco ou outra de sua preferência
  • Louro em folhas a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • 1 colher e meia (sopa) de óleo

Preparo:

  • Cozinhar o inhame por 30 minutos.
  • Escorrer uma parte, deixando apenas um copo (americano) da água e refogar no óleo com o tempero e a pimenta.
  • Bater no liquidificador com a água reservada e levar ao fogo por 10 minutos. Ele ficará com uma consistência cremosa.
  • Salpicar cheiro-verde. Pode ser servida acompanhada de costela de porco.

Receita fornecida por Luiz Francisco da Fonseca, de Tiradentes para o Projeto Sabores de Minas

Viagem pelos temperos

Fotos: Marcos Michelim/EM

Chegar a Tiradentes é embarcar em uma máquina do tempo. Uma viagem que se torna ainda mais real quando se entra nos casarios e nas igrejas e se vê cercado de paredes que testemunharam episódios marcantes da história do Brasil. Com um pouco de imaginação, é possível até sentir um pouco daqueles fatos ocorridos em outros séculos. O exercício pode ser feito durante o almoço em um restaurante montado em uma casa de 1735, na Rua Direita, uma das mais tradicionais da cidade.

É o Restaurante Padre Toledo, que leva o nome de um dos articuladores da Inconfidência Mineira, como conta, com detalhes, o dono da casa, Luiz Francisco da Fonseca. Natural de Tiradentes, ele diz que o restaurante foi um dos primeiros do município, inaugurado numa época em que a denominação “turista” nem mesmo era usada, mas sim, a palavra viajante. Em 1970, a cidade era carente de lugares para comer.

Quando vinha alguém, minha mãe fazia um frango, alguma comida típica. Foi, então, que ela decidiu montar a casa. Não só o tempo de funcionamento e o espaço fazem com que o lugar seja especial. Outros fatores, como funcionários com muito tempo de casa é a mesma cozinheira há 48 anos e a procedência dos ingredientes, contribuem para a singularidade. As carnes, temperos, verduras e legumes vêm de nossa fazenda, a quatro quilômetros daqui, conta Luiz.

Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
322
Article Categories:
Receitas