Futuros chefs de cozinha participam de competição virtual - Territórios Gastronômicos

Futuros chefs de cozinha participam de competição virtual

Cinco equipes formadas por alunos do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, vão apresentar propostas de criação de um negócio voltado para o segmento. As ideias serão conhecidas durante o GastroUna na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. Uma comissão formada por profissionais do setor vai compor o júri.

Cinco equipes formadas por alunos do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, vão apresentar propostas de criação de um negócio voltado para o segmento. As ideias serão conhecidas durante o GastroUna na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. Uma comissão formada por profissionais do setor vai compor o júri.

Por Isabel de Andrade*

Cinco equipes formadas por estudantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, vão participar de uma disputa que envolve empreendedorismo e criatividade na próxima quinta-feira, dia 18 de junho. Eles são competidores do GastroUna, o principal evento de gastronomia do centro universitário. Este ano, devido à pandemia, a competição será feita em ambiente virtual com transmissão pelo Facebook.

Apresentação dos alunos que participaram da sétima edição do GastroUna ( Foto: reprodução Instagram)

Cada equipe encarou o desafio de planejar um negócio relacionado ao segmento da gastronomia. Assim, os futuros chefs de cozinha puderam se
conectar com o mercado e ter a experiência completa da criação de um empreendimento, desde a idealização, os custos, estratégias de marketing, planejamento, cardápio até a abertura do estabelecimento. Conheça os projetos propostos pelos competidores:

Burguer Ink

Burger INK vem para revolucionar os padrões de uma hamburgueria que une a gastronomia com os amantes da arte dos tatoos. Através de um cardápio sazonal regional, com valorização dos insumos locais, o estabelecimento propõe uma despojada experiência gastronômica em conjunto com um Estúdio de Tatuagem, presentes em um agradável ambiente que privilegia as práticas sustentáveis e o prazer da convivência.

Di Banana & Cia

A Di Banana & Cia é uma vitrine virtual criada para proporcionar novas experiências gastronômicas. Usando a banana como uma das inspirações, seus derivados estão presentes em diversos produtos e segmentos. A plataforma Di Banana & Cia oferece comodidade por delivery unindo os produtores e fornecedores aos clientes promovendo os produtos que dialogam com as demandas de mercado e tem seu viés agroecológico pautado na sustentabilidade e inclusão social, na inovação e no empreendedorismo.

Elementar

O Elementar é um GastroBar localizado na Praça Minas Gerais, na cidade de Mariana, no interior de Minas. Inspirado nos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – o estabelecimento promete envolver todos em uma viagem gastronômica inusitada. Com foco em deliciosos petiscos, a casa também irá contar com pratos e drinks inspirados em cada um dos elementos, além de uma carta de cervejas especiais regionais. Tudo isto, degustado diante da vista mais linda da primaz de Minas, para tornar a sua experiência inesquecível.

Q Harmoniza

A “Q Harmoniza” tem o objetivo de apresentar conceitos de harmonização, produzindo e vendendo produtos “Q (que) harmonizam” com o seu queijo ou vinho preferido, focando inicialmente em uma linha de geleias artesanais e conteúdo didático digital sobre harmonização.

Uainebar

A Uainebar coffeworking é um empreendimento que se configura inovador no consumo e comercialização de cafés e vinhos locais em um ambiente “descolado” e acolhedor em que a música mineira também é lembrada. Atua com foco na sustentabilidade e inovação, oferecendo pratos e produtos criativos como, por exemplo, o inusitado “medalhão de feijoada” enriquecendo os movimentos artísticos, culturais e gastronômicos de BH.

A competição

Cada equipe terá 30 minutos para apresentar a ideia. Os alunos deverão mostrar os seus conhecimentos sobre cardápios e bebidas que incluam as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), tema desta edição.

Para a professora Rosilene Campolina, idealizadora do GastroUna, a mostra é uma oportunidade para o aluno se apresentar ao mercado. “Os talentos merecem ser reconhecidos. Esses novos profissionais precisam atravessar as fronteiras da universidade e ganhar o mercado”, diz.

Professora Rosilene Campolina, idealizadora do GastroUna, entre os alunos que participaram da edição do evento em 2019 ( Foto: reprodução Instagram)

Segundo a professora, a empregabilidade é uma constante preocupação do curso. “Os alunos saem da faculdade com essa experiência, de vivenciar e montar um empreendimento. Não somente como cozinheiros, mas como gestores do seu próprio negócio. Isso envolve logística, gestão de insumos, de estoque, de pessoas, marketing e a forma de administrar uma equipe”, explica.

Para o coordenador do curso de Gastronomia, Edson Puiati, essa prática também é importante para a instituição de ensino. “A matriz do nosso curso tem um foco em empreendedorismo e gestão de negócios. O GastroUna vem coroar isso com muita criatividade, já que os estudantes colocam em prática tudo o que aprenderam na sua trajetória acadêmica”, salienta.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por profissionais importantes do cenário da gastronomia de Minas Gerais. As equipes classificadas em 1º e 2º lugares serão premiadas. A abertura está marcada para às 19h e o resultado deve ser divulgado a partir de 22h.

Serviço:
GastroUna
Data: 18 de junho ( quinta-feira)
Horário: a partir de 19h
Facebook: Gastronomia Una

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
841
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments