Bolinho de milho verde frito - Territórios Gastronômicos

Bolinho de milho verde frito

Que tal fazer hoje um delicioso bolinho frito pra acompanhar aquela cervejinha gelada? Com um molho de pimenta então? Harmonização perfeita!

Que tal fazer hoje um delicioso bolinho frito pra acompanhar aquela cervejinha gelada? Com um molho de pimenta então? Harmonização perfeita!

Bolinho de milho verde

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde
  • 3 ovos
  • Cebolinha verde a gosto
  • 1 cebola (pequena) batidinha
  • Tempero caseiro (alho e sal) a gosto

Preparo:

  • Ralar o milho ou passar os grãos no multiprocessador
  • Acrescentar os demais ingredientes.
  • Fritar às colheradas no óleo quente, observando bem para que o salgado não fique cru por dentro.

*Receita fornecida por Marilene Almeida Siqueira, de Bocaiúva para o Projeto Sabores de Minas

O silêncio da gula

Nossa viagem chega ao fim e só deixa saudade. Afinal, quem não gosta de comida feita com carinho, dos temperos colhidos na horta e da hospitalidade mineira? Mas nem pense que tudo terminou… Bocaiúva ainda guarda surpresa para os viajantes: o delicioso bolinho de milho verde, salgado rápido e simples, nascido nas fazendas, e que pode incrementar o almoço ou aqueles momentos de reunião em casa, em torno de uma cervejinha bem gelada.

A cozinheira Marilene Almeida Siqueira, de 33 anos, conhece a receita de cor e salteado desde criança. Aprendeu com a mãe, dona Júlia, e sempre que pode faz o petisco para os três filhos. Todo mundo adora. “Gosto de pamonha, angu, de tudo que vem do milho”, conta. Até quem não é muito chegado às panelas pode se aventurar, sem medo de errar. Olhando Marilene juntar os ingredientes, os curiosos viajantes ficam sem entender um detalhe do bolinho.

Milho, ovos e temperos – isso dá liga na massa? “Dá sim, por causa do amido dos grãos”, responde a cozinheira, cheia de convicção. Ao saboreá-lo quentinho e crocante, nem mais uma pergunta. Só o silêncio da satisfação e do prazer. Assim, em paz e com alto astral, encerramos esta jornada, cheios de boas histórias e felizes por revelar saborosos mistérios. Bom apetite!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Bocaiuva está localizado no Território Cerrado/Pequi

EA/TG – CERRADO/PEQUI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 1
Views:
5661
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments