Batatas recheadas ao forno: Crie seu próprio sabor - Territórios Gastronômicos

Batatas recheadas ao forno: Crie seu próprio sabor

O Territórios Gastronômicos apresenta hoje mais uma colaboradora, A chef Carla Dias de Patos de Minas trará toda semana uma receita ou uma novidade de produtos, personagens ou histórias do Território Alto Paranaíba e entorno. Hoje a chef nos brinda com uma receita de batatas assadas que ela prepara sempre com a filha, brincando de novos recheios e sabores.Aprenda esta receita preparada com milho, uma referencia de sua terra e conheça um pouco sobre nossa nova parceira. Seja bem-vinda chef!

O Territórios Gastronômicos apresenta hoje mais uma colaboradora, A chef Carla Dias de Patos de Minas trará toda semana uma receita ou uma novidade de produtos, personagens ou histórias do Território Alto Paranaíba e entorno. Hoje a chef nos brinda com uma receita de batatas assadas que ela prepara sempre com a filha, brincando de novos recheios e sabores.Aprenda esta receita preparada com milho, uma referencia de sua terra e conheça um pouco sobre nossa nova parceira. Seja bem-vinda chef!

Batata Recheada Camilla

 

Por: Chef Carla Dias*

Batatas e suas inúmeras preparações é a paixão da minha filha primogênita. Essa receita em especial é simples e gostosa para fazer com os filhos.

Gosto de brincar com recheios diferentes!

Assim quando as batatas forem servidas, fica a expectativa de qual recheio será…

Tipo de Preparo: Entrada ou Prato Principal

Tempo de Preparo: 2,5 horas

Dificuldade: MÉDIA

Rendimento: 10 porções aproximadamente

INGREDIENTES

1,500 quilo Batata Inglesa Prefiro as maiores

400 gramas Creme de leite

300 gramas Bacon Cubos pequenos

200     gramas          Milho Retiro os grãos de duas espigas

01 unidade Cenoura Ralada

200 gramas Requeijão Cremoso

300 gramas Muçarela Fatiada

50 gramas Azeitonas Fatiada

Cheiro Verde Repicado

Pimenta Calabresa a gosto

Orégano a gosto

Sal a gosto

01 unidade Papel Alumínio

MODO DE PREPARO:

• Lave bem as batatas e seque-as;

• Embrulhe as batatas de uma a uma em pedaços generosos do papel alumínio (lembrando que a parte brilhante do papel alumínio sempre fica para dentro);

• Coloque numa travessa e leve ao forno;

• O tempo varia de acordo com o tamanho das batatas e a potência do forno

• Depois de uns 40 minutos, espete uma das batatas para ver como está seu cozimento (devem ficar macias);

• Retire do forno, deixe esfriar ao ponto de conseguir manuseá-las;

• Corte uma lasca como se fosse uma tampa e retire com ajuda de uma colher aproximadamente 80% da poupa;

• Amasse essa poupa até que fique uma massa homogênea;

• Acrescente os outros ingredientes e acerte o sal;

• Recheie todas as batatas e cubra com queijo muçarela;

• Leve ao forno para gratinar.

DICA: Você pode servir este prato com uma porção de legumes salteados na manteiga de leite que fica sensacional, saboroso e harmonioso.

Ou então pode servir com uma salada de folhas verdes com um molho agridoce.

*Conheça nossa nova colaboradora

chef Carla Dias: Patos de Minas Território Cerrado/Alto Paranaiba

Um pouquinho sobre mim…

Carla Dias, mineira natural da cidade de Patos de Minas, casada, mãe de duas princesas de 09 e 14 anos. Comecei a me apaixonar pela arte da culinária desde a infância, por influência da minha vó e hereditariedade da minha mãe. Infelizmente perdi minha mãe quando tinha quatro anos, devido a um acidente de trânsito. Meus avós maternos (Vovô João e Vovó Ubaldina) ficaram com minha guarda; passei minha infância morando em fazendas, quanta saudade desta época. Andar à cavalo, balanço debaixo dos pés de manga, alimentos frescos e saudáveis, e muito amor que recebi, principalmente do meu avô João.

Bem pequena, por volta dos sete anos, me recordo que eu pegava os ovos no galinheiro para brincar de “cozinhadinha”, improvisava um pequeno fogão à lenha com uso de algumas pedras colocadas paralelas umas as outras e também uns gravetos.

A primeira vez que vovó me deixou usar o fogão, foi para fazer batatas ao molho com açafrão; nossa que situação, tive que colocar um banquinho para ter acesso e poder acionar o fogão. Coloquei tanta água na panela que as batatas ficaram “boiando”, acabei levando uma bronca daquelas!

Sempre gostei de estudar e fazer cursos para aprender artesanato. Aprendi várias técnicas que até hoje utilizo para me descontrair: como o crochê, pinturas, dentre outros…

Como a maioria dos mineiros entendo que a cozinha é o melhor lugar da casa para ficar e receber os amigos.

Gosto de comida de verdade, que nutre e dá prazer. Não utilizo temperos industrializados, sempre preparo o meu tempero. Acredito que temos que respeitar os alimentos, começando na escolha e higienização.

Minha frase favorita: “Devemos desembalar menos e descascar mais”.

Sou apaixonada por queijos, pimentas, alho, vinagres e amo de paixão limões! Cozinho de tudo um pouco, sou curiosa e gosto de estar sempre pesquisando e criando novas receitas.

Minha especialidade são as conservas caseiras as quais comecei a fazer ainda na minha infância por influência e ajuda de minha vovó. Naquela época tinham uma preocupação muito grande em aproveitar os alimentos da época para serem consumidos, se possível, durante todo o ano até a próxima colheita. Como meu avô não utilizava agrotóxicos na agricultura, os alimentos eram de grande qualidade, de sabor inigualável, porém a produção não era tão grande, sendo necessário fazermos as deliciosas conservas.

Atualmente estou concluindo minha Pós-Graduação em Especialização em Gastronomia, Funcionalidades, Saúde e Envelhecimento Saudável. E fazendo cursos paralelos sobre fermentados como a bebida probiótica Kombucha e o Kefir. Estou deslumbrada com os benefícios de tais alimentos sendo estes fontes de saúde, cura e prevenção de doenças, além de serem muito deliciosos.

Minhas receitas levam nomes de pessoas que gostam dos meus pratos, foi uma forma simples mais carinhosa de homenageá-las.

Espero compartilhar os meus conhecimentos e aprender muito com todos vocês.

Carla Dias

Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Patos de Minas está localizado no Território Cerrado/ Alto Paranaíba

EA/TG – CERRADO/ALTO PARANAÍBA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
3586
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments