Rosca recheada com queijo e goiabada: vai resistir? - Territórios Gastronômicos

Rosca recheada com queijo e goiabada: vai resistir?

Vem de Campanha, agradável cidade localizada no Território Gastronômico da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, esta deliciosa receita que estamos resgatando do Projeto Sabores de Minas. Experimente preparar e você não vai se arrepender.

Vem de Campanha, agradável cidade localizada no Território Gastronômico da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, esta deliciosa receita que estamos resgatando do Projeto Sabores de Minas. Experimente preparar e você não vai se arrepender.

Por: Wesley da Silva Borges*

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais

Ingredientes:

Para a massa

– 200 g de farinha de trigo especial

– 40 g de açúcar refinado

– 1 pitada de sal

– 85 g de margarina (10 g para a massa e 75 g para folhar)

– 1 ovo

– Meio copo de água

– 10 g de fermento biológico

Para o recheio

– 40 g de creme de confeiteiro (em pó)

– 80 g de goiabada pastosa

– 100 ml de leite

Preparo:

Em uma bacia, amassar com as mãos a farinha, o ovo, o sal, a margarina (10 g) e a água, até que a massa fique consistente e com uma textura bem lisa. Pôr o fermento e misturar bem. Deixar a massa descansar, coberta com pano ou plástico, durante 15 minutos. Depois, abri-la com um rolo, deixando-a com a medida de 17cm x 23cm. Marque a massa, como se fosse dividi-la em três partes iguais. Passe a margarina (75 g) na parte da direita e dobre-a sobre a do meio.

A outra parte deverá cobrir as duas, como se fosse um envelope. Passar o rolo para achatar e repetir o processo, sem passar a margarina. Deixar descansar por mais dez minutos. Passar novamente o rolo e deixar na medida de 17 cm x 23 cm.

Para montar

Dobrar a massa e torná-la quadrada, acertando as pontas. Com a faca, fazer cortes em dois dos lados. Serão nove cortes em cada lateral, de 2 cm em 2 cm, com 3,5 cm de comprimento.

Para fazer o creme de confeiteiro do recheio diluir o pó no leite fervido ( Se preferir fazer você mesmo o creme, veja abaixo a dica do Chef Eduardo Avelar)

Pôr, com a colher, no centro da massa, uma camada de cerca de 2 cm de creme e, por cima, uma de goiabada, mas sem excesso. Com a ponta dos dedos, fazer a trança usando as partes cortadas das laterais, que devem ser dobradas, alternadamente, sobre a base com o recheio.

Nas duas últimas tiras, dar o arremate, virando as pontas para trás, de forma a impedir que o recheio saia. Deixar a rosca descansar por meia hora, coberta com um plástico, para não ressecar. Levar ao forno (180 graus), por 20 a 25 minutos.

DICA DO TERRITÓRIOS GASTRONÔMICOS: Divirta-se fazendo você mesmo o creme de confeiteiro ou crème patissère do Chef Eduardo Avelar

Ingredientes:500 ml de leite, 100 gramas de açúcar refinado ou de confeiteiro, 6 gemas, 30 gramas de farinha de trigo e 20 gramas de amido de milho, essência de baunilha ou raspinhas de limão para aromatizar.

Preparo:Leve uma panela ao fogo e aqueça o leite com a essência; em uma bacia misturar as gemas com as farinhas e o açúcar e mexer bem com um fouet até a mistura ficar bem clara. Acrescentar o leite quente, misturando bem e voltar para a panela no fogo. Continuar mexendo até engrossar. Deixar esfriar. Para guardar o que não for usado, , levar à geladeira coberto com um filme plástico, e na hora de usar mexer novamente. Se quiser dar uma textura mais aveludada, misturar um pouco de creme de leite fresco e bater bem com o fouet para emulsionar.

Dá para inventar uma série de combinações gostosas com este creme. Coloque sua imaginação para funcionar!

*Receita fornecida por Wesley da Silva Borges do município de Campanha-MG para o Projeto Sabores de Minas

Patrimônio culinário

Esta viagem promete! E pode ter certeza de que você estará no topo de um “monte” de atrações maravilhosas. Na serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata, as cozinhas convidam para um passeio divertido e temperado pela arte, criatividade e tradição. Do café da manhã à ceia, o viajante sempre encontra novidades para degustar, e motivos de sobra para seguir trilhas doces e salgadas. A cidade histórica de Campanha, a 316 quilômetros de Belo Horizonte, abre esta temporada gastronômica com a saborosa rosca folhada com creme e goiabada.

Gostou só de ler o nome? Saiba que de perto é muito melhor. Quem dá a receita é o confeiteiro Wesley da Silva Borges, da Padaria do Sobrado, no Centro, sob o olhar atento do proprietário Sérgio Murilo Villamarim Gama. Instalada num amplo casarão, de 1889, a padaria é um patrimônio culinário, cujo acervo inclui pães de queijo artesanais, bolos, biscoitos e bolachas. O segredo do sucesso, revela Sérgio, está na constante renovação dos sabores, no atendimento ao cliente e no aprimoramento técnico.

Depois dessa parada histórica, vamos descobrir, juntos, outros monumentos de dar água na boca.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Campanha está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG MANTIQUEIRA / SUL SUIÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1866
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments