Biscoitinhos de queijo: sabor de feira e de infância

Medalhão de queijo

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

Massa

– Meio litro de leite

– Meio copo de água

– 400 g de manteiga

– 2 ovosContinua depois da publicidade

– 1 colher e meia (de sopa) de sal

– 1 colher e meia (de sopa) de fermento em pó

– 3 kg de farinha de trigo especial

Recheio

– 1 kg de queijo meia-cura

– 1,5 kg de manteiga

– 1 colher (de sopa) de sal (se o queijo for muito salgado, usar menos)

Modo de Preparo:

Massa: Misturar, numa gamela, a manteiga, os ovos, o leite e a água. Em outra vasilha, colocar a farinha de trigo com o fermento. Despejar a farinha na massa, até que ela fique com textura homogênea – não pode ser muito dura nem muito mole.

Recheio: Ralar o queijo, misturar com manteiga e sal, até conseguir massa também homogênea.

Para montar: Pegar cerca de 200 g de massa e abrir com rolo, formando um retângulo de

Aproximadamente 40 cm X 25 cm e espessura de 2 mm. Passar uma camada de recheio e enrolar a massa, formando um canudo, que será embrulhado em papel alumínio e congelado em até uma hora. Após esse período, fatiar na largura desejada, de preferência bem fininho. Pôr para assar durante 20 minutos, em forno pré-aquecido, a 150 graus, tomando cuidado para não deixar queimar. Rende 3 kg.

*Receita fornecida por Romero Márcio e Maria Ângela de Andrade, do município de Oliveira para o Projeto Sabores de Minas


Enigma enroladinho

De novo na estrada, vamos em direção a Oliveira, a 162 quilômetros de Belo Horizonte, para provar os medalhões de queijo. Parecem hóstias, de tão fininhos e leves, com textura crocante e sabor divino. O pecado mortal é ficar só no primeiro, pode ter certeza. Comercializado com o nome de Aroma, o biscoitinho serve como excelente tira-gosto e segue a receita elaborada pelo casal Romero Márcio de Andrade e Maria Ângela de Oliveira.

No local de produção, no Mercado Municipal, os funcionários Geraldo Francisco e Kelly Cristina trabalham com a agilidade e rapidez de pequenos samurais, fatiando o canudo de massa recheado de queijo, que se transforma nos famosos medalhões. Enquanto a gente devora o pacote, durante a viagem, fica imaginando se o que ele contém é biscoito, salgadinho, petisco ou iguaria fina. Nessa difícil questão, é melhor marcar todas as opções e sorrir bem satisfeito.

Se pintar alguma dúvida, em casa, sobre o acompanhamento ideal, fique tranqüilo: vai bem com vinho, cerveja, café e uísque.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Oliveira está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA / LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.