Drink de café com cachaça: dois queridinhos brasileiros e um resultado surpreendente

Aprenda a preparar um drink que leva café e cachaça, duas paixões nacionais. Veja na coluna Coffee & Joy.

Aprenda a preparar um drink que leva café e cachaça, duas paixões nacionais. Veja na coluna Coffee & Joy.

Por Débora Reis, Coffee & Joy

Juntar café e cachaça parece estranho para você? Acha que café não combina com drinks alcoólicos? Ou que cachaça e café não dão certo juntos? Vamos te mostrar que essa mistura é possível e também deliciosa.

Se você escolhe os ingredientes certos, a mistura desses dois mitos brasileiros fica surpreendentemente gostosa. E dá para preparar um drink fácil, prático, gostoso com os dois e que vai ser o sucesso dos seus momentos de descontração.

Foto: Coffee & Joy

Sobre a Cachaça

Uma curiosidade sobre a cachaça que você provavelmente não sabia é que o termo é protegido por lei! Segundo o decreto de lei nº 6.871/209 art. 53 “Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20°C, obtida a pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares de até seis gramas (6g) por litro”.

Um produto que é original do Brasil, a cachaça tem mais de 500 anos de história e acompanha a própria história do país. Mas por conta de guerras, conflitos e incêndios, nunca foram encontrados documentos oficiais para desmistificar a real data da sua invenção. Hoje tem apenas registros de historiadores ou memórias.

A tradicional bebida brasileira é muito comumente comparada às bebidas de origem de outros países, como o rum (Cuba) ou o uísque (Escócia). O que muita gente não sabe é que, assim como esses outros destilados, a cachaça também tem nuances e qualidades.

Os processos, tratamentos, conservação e envelhecimento em barris de madeira fazem com que cada cachaça tenha personalidade própria e muito mais glamour do que você imagina. Dependendo da forma com que a produção da cachaça é realizada, o resultado final é uma bebida exótica e sofisticada.

E aqui vai uma receita para você ver que uma cachaça boa com um café especial podem fazer o drink mais sensacional e fácil de ser preparado.

Drink de Café com Cachaça

Foto: Coffee & Joy

Ingredientes:
30 ml de café Coffee & Joy já preparado
60 ml de cachaça (Usamos a Clube CN, da Cachaçaria Nacional)
1 rodela de laranja
Guaraná
Gelo

Modo de preparo:
Em um copo ou taça grande, adicione a fatia de laranja, o gelo e a cachaça.
Coloque o café especial devagar, ainda quente, para ir resfriando com o gelo.
Adicione o guaraná até completar o copo e misture tudo antes de beber.
Sirva-se e aproveite!

Receita originalmente postada em Coffee & Joy:

Drink de café com cachaça: dois queridinhos brasileiros e um resultado surpreendente

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
378
Article Categories:
Coluna