Faça biscoito de polvilho em casa

Na semana em que se comemora o Dia do Pão de Queijo, aprenda a fazer em casa o biscoito de polvilho, uma quitanda que leva quase os mesmos ingredientes desse quitute tão tradicional em Minas Gerais.

Na semana em que se comemora o Dia do Pão de Queijo, aprenda a fazer em casa o biscoito de polvilho, uma quitanda que leva quase os mesmos ingredientes desse quitute tão tradicional em Minas Gerais.

Por Isabel de Andrade*

O biscoito de polvilho é uma tentação. Quando você se depara com um saquinho cheio é difícil deixar sobrar uma unidade sequer na embalagem. É um tipo de quitanda que remete à infância, ao café da tarde, à merenda escolar. Confessa: o crac crac do biscoito de polvilho é sempre um convite para que a gente coma mais um, mais outro e mais um pouco. E que tal preparar essa receita em casa? A Cida, do perfil Cozinhando com a Cida, e a jornalista Dani Murad, do perfil A Gente Addora, vão ensinar a receita. A Cida, que é uma quitandeira de mão cheia, conta que aprendeu fazendo, sendo curiosa, tentando, melhorando. Para acompanhar o passo a passo do preparo, você pode acessar o vídeo da live transmitida por elas.

Cozinhando com a Cida: aprenda a preparar o biscoito de polvilho em casa ( Foto: reprodução Instagram)

Biscoito de polvilho

Foto: reprodução Instagram

Ingredientes:
2 xicaras de polvilho (caseiro de preferência), mas você pode usar azedo ou doce
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água
2 ovos
1 colher de chá de sal (você pode fazer ao seu gosto, aumentando ou diminuindo essa quantidade)
Óleo FRIO pra fritar
Rendimento: 30 unidades

Modo de preparo:
Aqueça a água, o óleo e o sal pra escaldar o polvilho.
Depois de escaldar o polvilho, adicione os ovos e sove a massa. Ela fica lisinha e não gruda nas mãos.
Faça palitinhos ou rosquinhas e coloque na panela com o óleo frio. O óleo deve cobrir os biscoitos. Eles vão dobrar de tamanho.
Vá mexendo para que os biscoitos não grudem. O biscoito não fica corado. O ponto, você vai sentir enquanto mexer, é mais durinho.
Escorra e pronto.
Caso vá fritar várias vezes, lembre-se: não pode fritas em óleo quente e nem morno. Só óleo frio. A dica é espere o óleo esfriar e começar tudo de novo. Bom apetite!!!

Serviço:
Instagram: @agenteaddora e @cozinhandocomacida

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.