Rosquinhas abençoadas: fubá, nata e solidariedade

Uma receita histórica dos fornos de Caeté, garimpada pelo projeto Sabores de Minas. Experimente os deliciosos biscoitos produzidos pelas Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

Uma receita histórica dos fornos de Caeté, garimpada pelo projeto Sabores de Minas. Experimente os deliciosos biscoitos produzidos pelas Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Biscoitos de fubá

Ingredientes:

– 2 copos de farinha de trigo

– 4 copos de fubá

– 2 copos de açúcar

– 4 ovos

– Meia colher (sopa) de bicarbonato

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 200 g de manteiga

– 2 copos de nata de leite

– 100 g de queijo-de-minas ralado

– 1 colher (sobremesa) de sal

– Raspas de um limão ou de uma laranja

Preparo:

Juntar os ingredientes, colocando primeiro os ovos, numa bacia, e mexer com as mãos, sovando bem. Se a massa ficar mole, adicionar mais farinha de trigo; se ficar dura, pôr mais um pouco de leite, até o ponto de enrolar. Fazer os biscoitos redondos, tipo anel, e assar em forno quente (180 graus), durante 15 minutos. Rende 30 unidades.

*Receita fornecida pela irmã Maria Aparecida, do Instituto S. Luís, em Caeté para o Projeto Sabores de Minas

Cozinha Abençoada

Com a bênção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, os viajantes chegam ao Instituto São Luís, ou Asilo São Luís, fundado há 129 anos, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã fria, nublada, nada melhor do que um café quentinho, acompanhado de biscoitos, para animar o corpo e ajudar a conhecer melhor o trabalho das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, congregação responsável pelo internato de meninas de 4 a 12 anos, casa de retiro, restaurante aberto aos domingos, das 12h às 14h, e lojas de produtos artesanais.

Nas prateleiras, entre doces, quitandas, queijos, licores e vinhos comercializados com o nome Indústria Rural Caseira São Luís, uma surpresa que traduz a própria essência da cozinha mineira. Saltam aos olhos os biscoitos de fubá, daqueles que, pelo sabor e aparência, lembram a infância, os dias passados na fazenda, o carinho dos avós e as conversas à beira do fogão. Com a mão na massa, a irmã Maria Gonçalves da Cunha ensina cada etapa de preparo das rosquinhas, que ficam prontas rapidamente e encantam todo mundo.

Num passeio pelas dependências, tendo como cicerone a tesoureira da congregação, irmã Maria Aparecida Santiago, os viajantes ficam sabendo que a primitiva casa foi fundada para abrigar filhos de escravos, que nasceram livres. Na despedida, o Sol começa a surgir e a turma se sente revigorada. Mas fica a pergunta: a força vem do Sol ou dos biscoitos de fubá? Rápida, a irmã Aparecida responde: “A força vem de Deus”.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Caeté está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
5 0
Views:
3271
Article Categories:
Receitas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yolanda Pandolf

EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!