Casadinho frito: bolinho de carne e berinjela - Territórios Gastronômicos

Casadinho frito: bolinho de carne e berinjela

Aprenda esta deliciosa receita de petisco com sabor de nossas heranças culinárias históricas deixadas pelos imigrantes libaneses. Esses bolinhos ainda levam queijo e tomate seco tornando-os ainda mais apetitosos e perfeitos para acompanhar uma cerveja gelada.

Aprenda esta deliciosa receita de petisco com sabor de nossas heranças culinárias históricas deixadas pelos imigrantes libaneses. Esses bolinhos ainda levam queijo e tomate seco tornando-os ainda mais apetitosos e perfeitos para acompanhar uma cerveja gelada.

Casadinho do sheik

Da Série: Petiscos dos botecos de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 kg carne bovina(patinho) moída

– 2 pães dormidos, sem casca, molhados

– 1 colher (sopa) de sal

– 3 colheres (sopa) de cebola picada

– 7 dentes de alho amassados

– 1 colher (café) de pimenta calabresa

– 1 colher (café) de pimenta do reino

– 1 colher (café) de pimenta árabe

– Salsinha picada a gosto

– 6 berinjelas, não muito grossas, sem cascas e cortadas em rodelas bem finas

– 400 g de muçarela, cortada em lascas bem finas e com o comprimento aproximado de 3 centímetros

– 400 g tomate seco com manjericão picadinho

– Farinha de rosca

– 4 ovos batidos

Modo de Preparo:

Amassar a carne com a cebola, o sal, as pimentas, o alho e os pães. Pôr uma rodela de berinjela em uma superfície lisa. Sobre a berinjela, pôr uma pequena porção de carne. Por cima, acrescentar meia colher (sopa) de queijo e o mesmo tanto de tomate seco. Com os dedos, envolver esses ingredientes na carne. Cobrir com mais uma porção de patinho moído e, por fim, mais uma rodela de berinjela. Prensar com a mão.

Passar o casadinho nos ovos batidos, na farinha de rosca, novamente nos ovos e mais uma vez na farinha. Fritar, em óleo bem quente, em quantidade suficiente para cobrir. Repetir o processo fazendo casadinhos até que acabe a carne.

(foto: Marcos Michelin/EM)


* Receita fornecida por Orlando Calazans Junior, de Ipatinga para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Misturas das arábias

De Naque, os viajantes põem de novo o pé na estrada para chegar à estrela do Vale do Aço, a cidade de Ipatinga, a 217 quilômetros da capital. Com seus mais de 200 mil habitantes, o município é um verdadeiro caldeirão de costumes e sabores. E nele, claro, há espaço para influências gastronômicas quem vêm de longe. É o caso do restaurante Arábia, endereço certo para os apreciadores das delícias do oriente.

Além dos tradicionais quibes, tabule, pastas de grão de bico e berinjela, o cardápio oferece algumas invenções que em muito se assemelham às iguarias de nossa terra. O casadinho do sheik, uma espécie de bolinho de carne com temperos árabes, é uma delas. “Fizemos mudanças no cardápio, acrescentando receitas ocidentais acompanhadas de um toque árabe”, conta o dono do restaurante, Orlando Junior Calazans, descendente de libaneses.

No novo cardápio, a batata frita ganhou uma pimenta diferente e a esfirra se apresenta com recheios parecidos com os de pizza. Sem perder a essência, a cultura se reinventa nesse rico espaço que é a cozinha.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ipatinga está localizado no Território Rios/Rio Doce

EA/TG – RIOS/RIO DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments