Pé-de-moleque com chocolate: mais uma doce surpresa com amendoim - Territórios Gastronômicos

Pé-de-moleque com chocolate: mais uma doce surpresa com amendoim

Aprenda esta deliciosa variação do doce de amendoim com chocolate. Um Pé de Moleque diferente e surpreendente. Experimente!

Aprenda esta deliciosa variação do doce de amendoim com chocolate. Um Pé de Moleque diferente e surpreendente. Experimente!

Pé-de-moleque com chocolate

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 500 g de amendoim inteiro, com casca

– 100 g de manteiga da roça

– 500 g de açúcar refinado

– 1 lata de leite condensado

– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Preparo:

Levar ao fogo o amendoim, o açúcar, a manteiga e o chocolate em pó. Mexer sem parar, até derreter totalmente o açúcar. Retirar do fogo, adicionar o leite condensado e voltar para o fogo – o ponto será obtido quando o doce se soltar da panela. Pingar numa superfície de mármore untada com manteiga, escolhendo o tamanho desejado do doce. Esperar esfriar e embalar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710190317971867i.jpg

*Receita fornecida por Marília Machado Ferreira, de Rio Preto para o Projeto Sabores de Minas


Charme rural

A tarde está tranqüila e luminosa, quando os viajantes chegam a Rio Preto, a 335 quilômetros de Belo Horizonte. O momento pede um doce bem mineiro, desses que deixam marcas no paladar por horas a fio e saem das mãos de mestres em culinária. Na praça principal, a funcionária de uma padaria indica o pé-de-moleque com chocolate “Tia Mia”, feito por Marília Machado Ferreira, pedagoga de formação e professora também na arte culinária.

Na sua casa, ela mostra todo o processo artesanal, lembrando as tradições de família, da receita que aprendeu com a mãe, Maria Tereza, de 78 anos, na Fazenda Bom Retiro, das compotas de frutas e outras delícias rurais. “Lá na fazenda, a minha mãe sempre usou leite gordo, nunca leite condensado ou açúcar. O pé-de-moleque era adoçado com rapadura”, conta Marília, ao escolher o amendoim para levar ao fogo e falar das suas inovações.

“Com o tempo, fiz algumas adaptações, como acrescentar o chocolate. Parece que deu certo”. Certo? Deu certíssimo, pois impossível ficar só no primeiro pedaço. Na despedida, a equipe sai carregada de pacotinhos – companheiros inseparáveis durante toda a viagem.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Rio Preto está localizado no Território Mantiqueira/Ibitipoca

EA/TG – MANTIQUEIRA / IBITIPOCA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments