Chef Janaina Rueda conquista título em prêmio internacional - Territórios Gastronômicos

Chef Janaina Rueda conquista título em prêmio internacional

A chef brasileira Janaina Rueda conquistou o prêmio American Express Icon Award para os 50 melhores restaurantes da América Latina. A conquista é um reconhecimento pelas ações de responsabilidade social desenvolvidas por ela.

A chef brasileira Janaina Rueda conquistou o prêmio American Express Icon Award para os 50 melhores restaurantes da América Latina. A conquista é um reconhecimento pelas ações de responsabilidade social desenvolvidas por ela.

Por Isabel de Andrade*

Desde o início da pandemia, em março, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados pelas medidas de isolamento impostas pela Covid-19. Não foi diferente para a chef de cozinha Janaina Rueda, que é proprietária de dois restaurantes em São Paulo, “O Bar da Dona Onça” e “A Casa do Porco”, onde é sócia do marido, o chef Jefferson Rueda. Ela se viu obrigada a fechar os estabelecimentos. Mas, não se manteve inerte diante da transformação social imposta pelo isolamento e decidiu que era hora de ajudar os menos favorecidos.

Janaina Rueda com o marido, o chef Jefferson Rueda, são donos dos restaurantes O Bar da Dona Onça e A Casa do Porco em São Paulo ( Foto: reprodução Instagram)

Janaina arregaçou as mangas e reuniu chefs e funcionários do segmento da gastronomia de todo o Brasil para pressionar o governo a oferecer um alívio financeiro para a categoria. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para conter ainda mais demissões. Além desses esforços, a chef transformou o seu restaurante em um centro de distribuição que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e entrega itens essenciais às comunidades mais vulneráveis do centro de São Paulo.

A trajetória de Janaina também é marcada por um importante trabalho na transformação da merenda escolar que começou em 2014. Ela beneficiou mais de 1,8 milhão de crianças ensinando cozinheiras a substituir alimentos processados ​​por pratos caseiros nutritivos, como a feijoada , o alimento básico nacional. O projeto foi suspenso pelo atual governo em 2019, mas Janaina espera retomar a iniciativa em breve.

Fornecer uma alimentação de qualidade e acessível a todos é uma missão para a chef. Tanto que O Bar da Dona Onça, aberto em 2008, serve pratos fartos como galinhada. A Casa do Porco é outro exemplo. O restaurante oferece um menu degustação que custa menos de US$ 30 por pessoa.

Chef Janaina Rueda é considerada um ícone em premiação internacional por suas ações de responsabilidade social ( Foto: reprodução Instagram)

Toda essa trajetória marcada pelas ações de responsabilidade social e o ativismo em busca de uma alimentação mais saudável e justa trouxeram para Janaina um importante reconhecimento. Ela foi a ganhadora do American Express Icon Award para os 50 melhores restaurantes da América Latina.

O American Express Icon Awards 2020 é o primeiro de uma série de prêmios especiais anunciados antes da lista Latin America’s 50 Best Restaurants em 2020. A proposta é apoiar o setor durante os tempos difíceis impostos pela pandemia. A escolha foi feita por mais de 250 especialistas do setor da gastronomia que fazem parte da Latin America’s 50 Best Restaurante Academy. Com a premiação, a chef brasileira Janaina Rueda se torna um ícone por seu trabalho com a comunidade local e passa a ser uma referência em todo o mundo.

Confira no vídeo um pouco do trabalho feito pela chef Janaina Rueda.

Fonte: 50 Best Restaurants TV

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments