Quenga: uma receita saborosa, revigorante e divertida - Territórios Gastronômicos

Quenga: uma receita saborosa, revigorante e divertida

Aprenda uma receita bem simples, saborosa e que conta histórias engraçadas das cozinhas de Minas Gerais, como o nome deste prato por exemplo, que nos remete às “mulheres da noite” ou “serventuárias do amor”. Experimente!

Aprenda uma receita bem simples, saborosa e que conta histórias engraçadas das cozinhas de Minas Gerais, como o nome deste prato por exemplo, que nos remete às “mulheres da noite” ou “serventuárias do amor”. Experimente!

Quenga

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

Foto Beto Novaes EM

Ingredientes

1 lata (200ml) de milho verde
6 colheres (sopa) de fubá de milho
1kg de peito de frango desfiado
1kg de tomates maduros
2 litros e meio de água
1 pimentão verde picado
1 colher (sopa) de manteiga
300g de linguiça picadinha e frita
1 cebola média ralada
200g de queijo ralado
4 colheres (sopa) de óleo
Cheiro-verde e tempero a gosto

Como fazer

Refogar o frango, temperado a gosto, com uma colher (sopa) de óleo. Levar a carne ao fogo alto e cozinhá-la com um litro de água (ou até cobrir), por 40 minutos. Reservar o caldo e desfiar a carne. Bater no liquidificador, com um copo (americano) de água, o tomate (sem pele e sementes) e coar. Em uma panela untada com óleo, refogar a cebola, o tomate batido e coado e o cheiro-verde. Deixar em fogo alto por 10 minutos. Acrescentar o pimentão e deixar por mais cinco minutos em fogo brando. Acrescentar a metade do frango desfiado e reservar. À parte, levar um litro de água ao fogo alto, com o caldo que foi reservado do cozimento frango, até levantar fervura. Pôr o milho verde. Acrescentar o fubá a meio copo (americano) de água fria e virá-lo na água fervente, com o milho. Mexer até engrossar, ainda com a panela no fogo. Depois, pôr a outra metade do frango e misturar. Abaixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutos. Pôr a colher de manteiga e 200g de linguiça frita. Misturar bem. Despejar em uma panela e pôr o molho. Misturar e colocar por cima o restante da linguiça e o queijo ralado.

*Receita fornecida por Maritza Santana Arbex de Cambuquira para o Projeto Sabores de Minas

Foto: Beto Novaes EM

Satisfação que vem do bom humor

Quem não conhece se espanta, acha graça, até duvida que exista. Mas a quenga existe e foi um dos pratos que mais divertiram a equipe do Sabores de Minas. Primeiro, por causa do nome; segundo, porque quem o prepara – o casal Maritza Santana e Paulo Sérgio Arbex – é mestre da receptividade. É em Cambuquira que a delícia provoca burburinho. Donos do Hotel-fazenda dos Anjos, Maritza e Paulo foram descobertos pelo guia em 2007. O prato, receita da avó de Maritza, é uma espécie de anguzão reforçado. Segundo ela, reza a lenda que as “mulheres da vida” chegavam em casa cansadas e com fome, juntavam sobras e faziam a quenga. “Depois que a receita foi divulgada, vieram hóspedes só para provar. É quenga de primeira”, brinca Paulo Sérgio. Ninguém duvida.

Hotel-fazenda dos Anjos (Rodovia Cambuquira/Três Corações, Km 2,5 – Cambuquira): (35) 3251-4004

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Cambuquira está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA / SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments