Bolo de fubá cozido: aprenda essa receita de família - Territórios Gastronômicos

Bolo de fubá cozido: aprenda essa receita de família

Uma receita simples, com a cara de Minas Gerais, há gerações na mesma família, não pode faltar nas suas experiencias gastronômicas. Desfrute desse bolo delicioso e perfeito para acompanhar um cafezinho da tarde.

Uma receita simples, com a cara de Minas Gerais, há gerações na mesma família, não pode faltar nas suas experiencias gastronômicas. Desfrute desse bolo delicioso e perfeito para acompanhar um cafezinho da tarde.

Bolo de fubá cozido

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

INGREDIENTES

● 4 copos (tipo americano) de fubá

● 3 copos (americano) de açúcar

● 1 copo (americano) de óleo

● 4 copos (americano) de leite

● 4 ovos

● 1 pitada de sal

● 2 colheres (sopa) de queijo de Minas curado, ralado

● 2 colheres (sopa, rasa) de fermento em pó

Para untar

● Óleo

COMO FAZER

Em uma panela grande e funda, pôr o fubá, o leite, o açúcar, o óleo e o sal. Mexer e levar ao fogo. Deixar cozinhar, mexendo, como se fosse um angu. Retirar do fogo assim que engrossar. Bater as gemas e as claras juntas e despejar na panela aos poucos, mexendo bem. Pôr o queijo e, por último, o fermento em pó, com cuidado, pois a massa vai subir. Mexer e despejar no tabuleiro untado. Assar em forno alto, até o bolo crescer e ficar dourado.

Receita fornecida por Danizete Délcia Ribeiro, de Sete Lagoas: (31)

Conhecida quitanda ganha toque diferente com Danizete

Ao lado do pão de queijo, dos biscoitos caseiros e do queijo de Minas, o bolo de fubá é a iguaria que não pode faltar quando se pensa nas boas e velhas mesas de café em nosso estado.

A receita já atravessa gerações e, a cada cozinha, ganha um toque diferente que a torna única e especial. É o caso do exemplar encontrado pelos viajantes em Sete Lagoas, preparado com maestria pela dona de casa Danizete Délcia Ribeiro.

Nos ingredientes, nada de surpresa, mas o mesmo não se pode dizer do modo de fazer. Antes de ir ao forno, a mistura vai ao fogão para que cozinhe, num procedimento que lembra o preparo do angu.

O bolo de fubá cozido é conhecido de Danizete desde os tempos de menina, quando a mãe, experiente quitandeira, o preparava no fogão a lenha. Além da receita, a mineira herdou da mãe o gosto pela mesa farta, algo comemorado pelos quatro filhos. “Toda a vi- da gostei de fazer as coisas, encher a mesa de pão e bolo. É por isso que o povo daqui está gordo”, brinca.

Para o preparo do bolo de fubá cozido é preciso atenção e cuidado na hora de pôr o fermento, como ensina Danizete. “Tem que cozinhar em uma panela grande, porque na hora de pôr o fermento a massa sobe. Na primeira vez que fiz, não sabia disso e tomei um susto.” E para que a receita fique ainda mais completa, sirva com café coado  na hora e boa prosa. Algo a reclamar?

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Sete Lagoas está localizado no Território Cerrado/Portal do Cerrado

EA/TG – CERRADO/PORTAL DO CERRADO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments