Tijolo: um delicioso doce artesanal com mandioca e coco - Territórios Gastronômicos

Tijolo: um delicioso doce artesanal com mandioca e coco

Aprenda mais uma receita tradicional do norte de Minas. O doce de tijolo é uma das iguarias mais apreciadas e comercializadas nos Mercados de Montes Claros e outras cidades da região. Experimente!

Aprenda mais uma receita tradicional do norte de Minas. O doce de tijolo é uma das iguarias mais apreciadas e comercializadas nos Mercados de Montes Claros e outras cidades da região. Experimente!

Tijolo

Obs: Esta receita pode ser preparada em menores quantidades seguindo a proporção entre os ingredientes

Ingredientes:

– 5 litros de caldo de cana

– 4 cocos ralados

– 12 kg de mandioca

Material

– Formas de madeira para rapadura

– Gamela e pá grande de madeira para fazer rapadura, ou, se for feito em menor quantidade, uma gamela menor e colher de pau.

Preparo:

Descascar as mandiocas, triturar e lavar duas vezes. Escorrer e secar em um pano bem fino, espremendo bem com as mãos, para que saia toda a água e vire uma massa. Passar em uma peneira fina e reservar. Levar o caldo de cana ao fogo alto e, à medida que for fervendo, retirar, com uma escumadeira grande, a espuma que se forma na superfície. Quando o caldo ficar com consistência de mel, pôr a mandioca e o coco ralado.

Mexer até engrossar e soltar do fundo do tacho. Despejar na gamela e, com a pá, bater até começar a endurecer. Pôr nas formas e deixar esfriar.

(foto: Gladyston Rodrigue/EM)


*Receita fornecida por Pedro Leandro de Souza – Pedro “Tijolo”para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Gladyston Rodrigue/EM)
(foto: Gladyston Rodrigue/EM)

Doce Herança no Tacho

As oportunidades de mudar a vida por meio da terra atraíram milhares de produtores rurais para o Projeto Jaíba, implantado na década de 1950 no Norte mineiro. Um dos sonhadores foi Pedro Leandro dos Santos, que há 20 anos mudou-se de Porteirinha com a família para iniciar, na área de irrigação do Jaíba, o cultivo de limão. Pouco tempo depois de instalado, Pedro resolveu valer-se do aprendizado da infância para enveredar pelos caminhos da culinária.

Arrumou toda a parafernália necessária para a atividade e foi para o fogão, de onde começou a sair um doce tradicional e de nome curioso: o tijolo. “Desde criança ajudava meu pai a fazer o doce. Em 1994 comecei a fazer para vender ao pessoal das construtoras que estavam aqui no projeto. Todo mundo gostou e não parei mais.” Ainda hoje, Pedro “Tijolo”, como tornou-se conhecido, trabalha sozinho. Em razão disso a produção é pequena, o que torna concorrida cada lasquinha do doce.

“Quando não está na época de cana, eu não faço. O povo fica doido”, brinca. À base da garapa, o tijolo aceita variações em sua receita, mas a que mais agrada é a feita com massa de mandioca, que exige ainda mais ciência no preparo. Algo que Pedro, já graduado no assunto, tira de letra e ensina.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Jaíba está localizado no Território Cerrado/Sertão Veredas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments