Temperos de cheiro verde: cores e sabores da identidade gastronômica do sertão mineiro - Territórios Gastronômicos

Temperos de cheiro verde: cores e sabores da identidade gastronômica do sertão mineiro

Aprenda a preparar deliciosos temperos com ervas verdes e frescas que tem os sabores marcantes da cultura culinária do norte de Minas Gerais e também do nordeste brasileiro.

Aprenda a preparar deliciosos temperos com ervas verdes e frescas que tem os sabores marcantes da cultura culinária do norte de Minas Gerais e também do nordeste brasileiro.

Tempero com coentro fresco

Ingredientes:

– 3 cabeças de alho descascadas

– 1 cebola picada

– 1 pimenta-de-cheiro roxa

– 1 ml olho de coentro verde

– Meio pimentão verde picado

– 500 g de sal

– 2 ramos de salsinha

– Meio copo (americano)de água

Preparo:

-Bater todos os ingredientes, exceto o sal, no liquidificador. Pôr o sal em uma vasilha e despejar a mistura, mexendo bem, até ficar homogêneo. Armazenar em vidros ou saquinhos.

Tempero com coentro seco

Ingredientes:

– Os mesmos da receita anterior. Basta substituir o molho de coentro por 3 colheres (sopa) de coentro seco e o pimentão verde por vermelho. Não pôr salsa.

Preparo:

O mesmo modo da receita anterior.

*Receitas fornecidas por Cleotildes dos Santos Durães, de Salinas para o Projeto Sabores de Minas


Adorado verdinho

Os temperos são itens da cozinha que podem descrever bem os costumes de determinada região. Em certas localidades, prefere-se o vermelho do colorau. Em outras, é a cor amarela do açafrão que dá o tom das comidas. Assim também é com o cheiro-verde. Basta ver o caso da salsinha e do coentro. De Norte a Sul, os dois temperinhos verdes se revezam, ora agradando uns, ora outros. Em Salinas, o coentro predomina.

Seja em folha, em pó, em buquê ou misturado com tempero caseiro, é o sabor marcante da iguaria que se faz presente na maioria das cozinhas. No Mercado Municipal compra-se coentro de todas as qualidades. Ele fica nas barracas do setor de hortaliças e temperos, onde o freguês é guiado pelo aroma. Na forma de tempero pronto, pode ser comprado na barraca de Cleotildes dos Santos Durães, ou Tilde, como é chamada pela freguesia.

Há sete anos no mercado, ela produz e comercializa diversos tipos de tempero caseiro, além de frutas e legumes. Cada saquinho de tempero de coentro, segundo ela o carro-chefe da banca, custa R$ 1. “Tem época que fica mais caro, mas o povo compra a qualquer preço. Eles gostam mesmo.” Como dica de uso do tempero, Tilde indica o preparo de carnes e aves, ou o que mais vier à cabeça. Na hora de ir para a cozinha, o que manda mesmo é a sensibilidade.

Tempero de cheiro-verde

Ingredientes:

– 2 molhos de coentro

– 2 molhos de cebolinha

– 300 gramas de alho

– 1 kg de sal

Preparo:

Colocar todos os temperos em um pilão, juntamente com o sal. Socar durante aproximadamente

15 minutos, até que a mistura fique pastosa. Depois

Disso, basta retirar e guardar em potes de plástico ou vidro. O tempero não precisa ser conservado em geladeira e vai bem

Com qualquer tipo de comida, especialmente aquelas típicas do Norte de Minas.

*Receita fornecida por Luci Carvalho Soares, de Montes Claros para o Projeto Sabores de Minas


Tempero de cheiro-verde

O Mercado Municipal de Montes Claros, a 417 quilômetros de Belo Horizonte, é uma festa permanente. Frutas e legumes regionais, doces embrulhados na palha da bananeira e vindos diretamente das fazendas, farinhas branca e amarela, pinga da boa, artesanato de qualidade e carnes variadas. O visitante vai num dia, olha, vasculha as prateleiras, compra, e, certamente, voltará na manhã seguinte. Escolha uma bela sacola de fibras – vale até um balaio – e faça a feira. É nesse ambiente movimentado e típico do Norte de Minas que Luci Carvalho Soares, a Baixinha, vende os seus temperos, feitos no pilão.

Cheiro- verde, alho e sal, alho com coentro seco e outros, todos caseiros, cada um com sua função bem específica. Luci não sabe exatamente onde aprendeu os segredos dessa alquimia, mas está certa de que é “inspiração divina”. Quem passa pela sua banca não deixa de admirar a beleza dos temperos – os quais ela faz questão de expor como se fossem pequenas torres – e, claro, de sentir o cheiro delicioso que eles exalam.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Salinas está localizado no Território Espinhaço/Sertão Jequitinhonha e o município de Montes Claros está localizado no Território Cerrado/Pequi

EA/TG – ESPINHAÇO / SERTÃO JEQUITINHONHA
EA/TG – CERRADO/PEQUI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments