Bombom caseiro de nozes: para adoçar seu fim de semana - Territórios Gastronômicos

Bombom caseiro de nozes: para adoçar seu fim de semana

Essa deliciosa receita vem lá do triângulo mineiro, da cidade de Frutal, a “terra do abacaxi”. Uma ótima idéia para divertir a criançada e alegrar o seu final de semana. Experimente!

Essa deliciosa receita vem lá do triângulo mineiro, da cidade de Frutal, a “terra do abacaxi”. Uma ótima idéia para divertir a criançada e alegrar o seu final de semana. Experimente!

Bombom de nozes

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 3 colheres de sopa de coco ralado

– 1 colher de chá de farinha de trigo

– 1 colher de chá de manteiga

– 150 g de nozes picadas

– Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)

– 500 g de chocolate ao leite em barra

Modo de Preparo:

Juntar os ingredientes – exceto o chocolate e as nozes – numa panela em fogo alto, e mexer até desgrudar do fundo.

Despejar o conteúdo numa travessa e esperar esfriar. Pôr na geladeira e, quando atingir uma consistência firme, enrolar, colocar pedacinhos de nozes e fechar.

Passar no glaçúcar.

Colocar na geladeira até endurecer (por cerca de 12 horas) e, em seguida, mergulhar os bombons no chocolate, derretido em banho-maria.

Colocar no papel alumínio para secar. Para decorar, enrolar com papel chumbo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710173146291353u.jpg

*Receita fornecida por Marilce Abadia Castino, de Frutal para o Projeto Sabores de Minas

Impossível parar

Festas de casamento, de 15 anos, formatura, bodas de prata e tantas outras comemorações não são as mesmas sem os bombons de Marilce Abadia Castino, de 59 anos. Aliás, difícil é o fim de semana em que a doceira não passa as noites mexendo nas panelas ou enrolando docinhos. Mas, para essa uberabense, radicada há 33 anos em Frutal, a dura rotina é recompensada pelo prazer de cozinhar e adoçar a vida das pessoas.

Aprendeu a fazer doces com uma amiga e já fez cursos em São José do Rio Preto (SP). “Acabei ficando no lugar dela, que já tinha clientela, e não parei mais. São dez anos de dedicação”, diz, enquanto mostra as quatro geladeiras abarrotadas de bombons, prontos para alegrar mais uma festa. É brigadeiro, beijinho, trufa, cajuzinho, olho-de-sogra…hum! Sem falar nos bombons de cereja, licor, damasco, abacaxi, passas ao rum, além do de nozes, uma de suas especialidades.

E não há como comer um só. Impossível passar incólume por tantas gostosuras. O jeito é provar uma de cada, sem pudor. Dieta? Só no mês que vem.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Frutal está localizado no Território Cerrado/Rio Grande

EA/TG – CERRADO/RIO GRANDE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments