Gastronomia: quanto vale o seu negócio? - Territórios Gastronômicos

Gastronomia: quanto vale o seu negócio?

Você já se perguntou quanto vale a sua empresa? A avaliação pode ser um importante passo para alavancar os negócios, principalmente diante do atual momento de instabilidade econômica.

Você já se perguntou quanto vale a sua empresa? A avaliação pode ser um importante passo para alavancar os negócios, principalmente diante do atual momento de instabilidade econômica.

Por Isabel de Andrade*

A gastronomia tem sido um dos segmentos econômicos mais afetados pela pandemia e pelo isolamento social. Muitos proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias são impactados diretamente pelos constantes fechamentos do comércio. E ter um raio x do negócio pode ser uma saída não só para manter o empreendimento, mas para evitar prejuízos e promover o lucro.

Diego Ornellas, da BuyCo, dá dicas para os empresários.

Ter a certeza do quanto vale um negócio pode ser um grande facilitador na hora de vender uma empresa, adquirir empréstimos, atrair investimentos. A avaliação também é fundamental para a renegociação de dívidas, processos que envolvem herança, sucessão e para acompanhar a gestão e o crescimento do empreendimento.

Mas, você sabe quanto vale a sua empresa? Essa é uma pergunta que todo empresário deveria fazer a si mesmo. E a resposta, cá entre nós, tinha que estar na ponta da língua, ou melhor, na ponta do lápis. Mas, nem sempre é o que ocorre, principalmente entre as empresas de menor porte, já que o serviço de consultoria de avaliação costuma ser bastante caro e, portanto, inacessível.

Motivados pelo desejo de reduzir a mortalidade das empresas e oferecer o serviço a um preço acessível, um grupo de profissionais mineiros decidiu se unir e fundar um negócio inovador. Assim, surgiu em agosto de 2019 a BuyCo. A startup tem o propósito de ajudar os micros, pequenos e médios empresários a avaliar os seus negócios e conseguir melhores resultados no mercado.

Uma das fundadoras, a Rafaela Rossi, viu o pai fechar a empresa no passado porque não havia um sucessor na família. E ela percebeu que o legado poderia ter tido continuidade caso a empresa fosse vendida. O outro fundador, Diego Ornellas, trabalhava na área da contabilidade e sabia que a burocracia era enorme no sistema de compra e venda de empresas. Os dois se uniram, então, para facilitar esse processo. E, agora, contam também com uma terceira sócia, a Priscilla Chaves, que chegou como investidora e, hoje, é responsável por processos, operações e relações com investidores.

O processo de avaliação de uma empresa

Todo o trabalho começa com uma avaliação detalhada que tem como o objetivo chegar ao valor da empresa. Esse processo é facilitado por um algoritmo que analisa os dados referentes ao empreendimento. Além disso, é oferecido um serviço de consultoria para dar todo o suporte necessário ao empresário.

A BuyCo já atuou em quase 1.200 cidades de todo o país. E, segundo a responsável pelo departamento de Marketing, Renata Magalhães, somando-se as cerca de 6.500 empresas avaliadas em pouco mais de um ano, o valor acumulado em ativos já ultrapassa R$ 2,3 bilhões.

Desde o início da operação, a BuyCo tem sido procurada por diversos empreendedores do segmento da gastronomia. São proprietários de restaurantes, hamburguerias e espeterias, por exemplo, que querem saber o valor de seus negócios para encontrar novas oportunidades no mercado.

Os consultores atendem à demanda do empresário, procurando compradores, investidores e novos sócios. Da mesma forma, quem pretende comprar ou investir em um segmento também recebe a ajuda desse consultor, que direciona as oportunidades de negócios que atendam à necessidade do comprador. E, para fazer essa ponte entre empresário e investidor, a BuyCo mantém uma plataforma que dá visibilidade às empresas.

Renata explica que um dos grandes atrativos da avaliação é o preço acessível. Um laudo completo para as micros e pequenas empresas na BuyCo, por exemplo, custa cerca de R$ 1.400. O mesmo serviço chega a ser oferecido pelas empresas tradicionais que atuam no mercado por, no mínimo, R$ 8 mil.

Um serviço gratuito à disposição dos interessados é a calculadora de valuation. O próprio empresário pode entrar no site da BuyCo, acessar o dispositivo e preencher dados como faturamento, estoque, investimento inicial, tipo de negócio e motivo da avaliação. Aí, a calculadora gera um valor de referência para que o empreendedor tenha uma noção do quanto vale a empresa dele.

Renata conta que várias vendas já foram concretizadas desde o início da pandemia. E que, atualmente, o foco da BuyCo é a captação de investidores e sócios para os negócios. Uma alternativa que vem ao encontro das necessidades da maioria dos empresários, principalmente diante do cenário econômico atual. “Existe muita oportunidade, tem que saber aproveitar. Saber quanto vale o negócio, conhecer o negócio, saber como crescer e aonde atuar são pontos fundamentais para qualquer empresa”, finaliza Renata.

Contato:
Site: buyco.com.br
Instagram: @buycobrasil
YouTube: BuyCo Tecnologia
Contato: (31) 3658-3351

Foto de capa: Pixabay

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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