Tacos de fajita: uma nova experiência em churrasco

Um churrasco inspirado nas culinárias do México e dos Estados Unidos. Essa é a viagem gastronômica proposta pelo Gaúcho, um especialista no assunto. Confira algumas deliciosas receitas.

Um churrasco inspirado nas culinárias do México e dos Estados Unidos. Essa é a viagem gastronômica proposta pelo Gaúcho, um especialista no assunto. Confira algumas deliciosas receitas.

Por Elton Menchick, o Gaúcho*

Que tal transformar o seu churrasco em uma experiência Tex-Mex? A culinária Tex-Mex é uma fusão da cozinha mexicana com a estadunidense que se espalhou a partir da fronteira do Texas e outros estados americanos. Com alguns ingredientes simples e alguns molhos, nós vamos transformar um churrasco tradicional numa fiesta Tex-Mex!

Tortilla
As tortillas são a base dos tacos. Você pode encontrar tortilla de milho importada, própria para tacos, em supermercados especializados ou as tortillas de trigo, que também são aceitas na culinária Tex-Mex.

Guacamole
Iguaria típica da culinária mexicana, a guacamole é como um puré de abacate servido como acompanhamento para diversos pratos.

Para preparar a guacamole, você vai precisar de:
1 abacate grande maduro
1 cebola
1 tomate
1 maço de coentro
1 pimenta jalapeño ou dedo-de-moça (opcional)
Pimenta tabasco a gosto (opcional)
Suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Comece picando a cebola em brunoise e coloque de molho em água gelada.

Com ajuda de um garfo, amasse o abacate até obter textura de puré e reserve na geladeira.

Pique o tomate em brunoise e reserve.

Pique o coentro e reserve.

Escorra a água da cebola e misture todos os ingredientes ao abacate amassado.

Para dar aroma e sabor picante, você pode usar um pedaço de pimenta jalapeño ou dedo-de-moça bem picado ou ainda algumas gotas de tabasco a gosto.

Tempere com suco de limão, sal e pimenta do reino.

Reserve na geladeira até a hora de servir.

Sour Cream – Creme Azedo
O sour cream surgiu na Rússia. É muito usado no norte da Europa e foi levado para os Estados Unidos com os imigrantes europeus. Originalmente, a acidez do creme azedo se dá pela fermentação do creme de leite, mas nós vamos acelerar esse processo utilizando limão.

Para 200g de creme de leite, adicione o suco de um limão e meio. Adicione duas colheres de sopa de cream cheese e misture com o auxílio de um mixer ou liquidificador. Tempere com sal a gosto.

Salsa de Taco
Tipicamente, os tacos são montados começando por uma generosa porção de molho vermelho e picante. E para enriquecer ainda mais a nossa experiência Tex-Mex, vamos preparar esse molho na churrasqueira. É hora de acender o fogo!

Para a salsa de taco, você vai precisar de:
1 tomate
1 pimentão vermelho
1 cebola
Pimenta jalapeño ou dedo-de-moça em pedaços, a gosto
Azeite de oliva
Sal

Modo de preparo:
Corte os ingredientes ao meio e leve-os para a grelha em braseiro médio, com o lado do corte voltado para baixo. Deixe que atinjam uma cor escura por fora, apenas na parte de baixo. Não é necessário virar. Quando estiverem bem quentes na superfície, retire os legumes da grelha e misture tudo usando um processador de alimentos ou liquidificador. Adicione aos poucos o azeite de oliva até obter uma consistência de molho e tempere com sal.

Agora, é hora de aumentar o braseiro e colocar uma boa carne na brasa para rechear nossos tacos! Você pode usar uma fraldinha, contra-filé, filé mignon, peito de frango ou o corte que você preferir, desde que seja macio e sem osso. Tempere seu assado da maneira que mais lhe agrada e corte em fatias finas para se acomodarem bem nos tacos.

Aqueça algumas tortillas no braseiro e depois cubra com um pano para não endurecerem e monte seu taco como preferir!

Serviço:
Instagram: @bbq.gaucho
Contato: (31) 99243-6187

*Elton Menchick, o Gaúcho, é colaborador de Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 1
Views:
182
Article Categories:
Receitas