Carne moída com mamão verde: tradição com a simplicidade e sabor dos quintais - Territórios Gastronômicos

Carne moída com mamão verde: tradição com a simplicidade e sabor dos quintais

Uma receita com sabor de infância nos quintais de Minas Gerais. Experimente esse delicioso guisadinho de mamão verde com carne moída.

Uma receita com sabor de infância nos quintais de Minas Gerais. Experimente esse delicioso guisadinho de mamão verde com carne moída.

Molho de mamão verde com carne moída

Ingredientes:

– 1 mamão verde médio, de aproximada­mente 600 g (não muito verde; a fruta deve estar “de vez”)

– 1 kg de carne bovina moída (corte desejado)

– Cheiro-verde a gosto

– Tempero caseiro (alho e sal) a gosto

– 1 colher (chá) de colorau

– 5 colheres (sopa) de óleo

Modo de Preparo:

Antes de descascar os mamões, fazer, com a ponta da faca, alguns riscos na superfície da fruta, para que saia o leite. Lavar, descascar e cortar em pedaços pequenos e finos. Em uma panela, refogar, em duas colheres (sopa) de óleo, o tempero e o mamão. Pôr duas xí­caras (chá) de água quente, tapar a panela e deixar cozinhar de 10 a 15 minutos. Em outra panela, aquecer o restante do óleo e refogar o tem­pero, o colorau e a carne.

Deixar dourar e pôr uma xícara (chá) de água quente. Deixar cozinhar por 15 minutos. Pôr o mamão em uma travessa e cobrir com a carne. Sal­picar cheiro-verde para servir.

(foto: Beto Magalhaes/EM)
Mamão verde com carne moída: Joaquim Felício-MG (Foto: Beto Magalhães)

* Receita fornecida por Helcimar de Oliveira Souza, de Joaquim Felício para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Beto Magalhaes/EM)
Helcimar Souza – Joaquim Felício – MG(foto: Beto Magalhaes/EM)

Comidinha de mãe

Essa é para mexer com o coração de quem anda sentindo falta da co­midinha da mamãe. Estamos falando do clássico guisadinho, prato que dificilmente desagrada e que enche nossa imaginação de lembranças e saudade. A receita preparada por Helcimar de Oliveira Souza, o Quin­cas, leva mamão verde e carne moída, em uma combinação das mais harmônicas. Prato simples e saboroso, não pode faltar no Restaurante Cristal, um dos melhores endereços para se comer em Joaquim Felício.

A rotina da casa é apertada, mas nem por isso Quincas deixa de exibir um simpático sorriso no rosto. O motivo de tanta alegria é a satisfação por fazer aquilo de que gosta. “É o segredo para a comida dar certo: pai­xão.”

O molho de mamão verde é iguaria antiga, presente na mesa de nosso anfitrião desde os tempos de menino. É por isso que, ao saborear, fica no paladar aquele gostinho familiar. Um sabor que, certamente, vai brotar também na imaginação de muita gente.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Joaquim Felício está localizado no Território Cerrado/Serra do Cabral

EA/TG – CERRADO/SERRA DO CABRAL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments