Pernil de queixada: receita histórica do Território Central de Minas Gerais - Territórios Gastronômicos

Pernil de queixada: receita histórica do Território Central de Minas Gerais

Aprenda a preparar esse delicioso pernil de queixada, ou javali brasileiro, uma receita que remonta aos tempos das caças para sortir as mesas no Território Central das Minas Gerais.

Aprenda a preparar esse delicioso pernil de queixada, ou javali brasileiro, uma receita que remonta aos tempos das caças para sortir as mesas no Território Central das Minas Gerais.

Pernil de queixada

Receitas históricas de Minas Gerais*


Ingredientes:

– 1 pernil de queixada decerca de 2kg (também pode ser usado de cordeiroou de porco)

– 1 cabeça de alho amassada

– 2 limões

– Tempero e pimenta-do-reino a gosto

– 3 copos (tipo americano) de vinho branco seco

– 2 pitadas de alecrimdesidratado

– 1 cebola picada

– 1 limão

– 4 colheres (sopa) de azeite

– 2 pitadas de tomilho

– Pimenta-do-reino a gosto

– Folhas de manjericão e hortelã a gosto

Modo de Preparo:

Misturar os ingredientes da marinada e reservar. Lavar a carne e banhar com o suco de limão. Deixar descansar por uma hora. Lavar novamente. Deixar escorrer e temperar. Fazer furos no pernil e deixar descansar por uma hora, na geladeira. Pôr na vasilha da marinada e deixar por 12 horas, virando a carne algumas vezes para absorver bem o tempero. Pôr a carne em um tabuleiro, junto com o líquido, cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio, por duas horas.

Virar a cada 30 minutos, banhando com o caldo. Retirar o papel alumínio e deixar assar por mais meia hora, na temperatura máxima, para dourar. Para acompanhar o pernil fatiado, use o caldo que ficou no tabuleiro batido no liquidificador. Se necessário, acrescentar um pouco de água.

Pernil de queixada- Itabirito – MG (foto: Renato Weil/EM)

*Receita fornecida por Simone Aparecida Mendes, de Itabirito para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Renato Weil/EM)
Criador de queixada em cativeiro, Marcelo Mazala (foto: Renato Weil/EM)

Javali brasileiro

A jornada prossegue pelo distrito de São Gonçalo do Bação, que prova sua vocação para a gastronomia com receitas que vão do tradicional ao exótico. Depois de quitandas que narram histórias e paneladas com o bom e velho tempero mineiro, os viajantes são surpreendidos pela carne de um animal silvestre, o queixada, também conhecido pelo apelido de javali brasileiro. De carne tenra e com baixo teor de colesterol, é natural da fauna brasileira, mas vem desaparecendo por causa do desmatamento e da caça predatória.

Marcelo Mazala, um dos primeiros criadores do animal em Minas, engrossa o coro em defesa do cativeiro como forma de perpetuar a espécie.

Com apoio de produtores de animais exóticos de pequeno porte, luta pela instalação de um abatedouro no município, para poder comercializar a carne. O assunto é uma paixão de Marcelo, que faz de sua prosa um sabor a mais para a iguaria apresentada aos viajantes.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Itabirito está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments