Canjica pra todos os gostos: aprenda a preparar 3 receitas diferentes - Territórios Gastronômicos

Canjica pra todos os gostos: aprenda a preparar 3 receitas diferentes

Reveja 3 receitas especiais de canjica publicadas aqui no Territórios Gastronômicos e celebre o mês de junho a seu gosto com muita doçura e alegria. Tem receita Fit, outra com chocolate e a tradicional. Confira!

Reveja 3 receitas especiais de canjica publicadas aqui no Territórios Gastronômicos e celebre o mês de junho a seu gosto com muita doçura e alegria. Tem receita Fit, outra com chocolate e a tradicional. Confira!

RECEITA 1 : Canjica tradicional da Chef Mari Guimarães

Por Isabel de Andrade*

Bem-vindo, junho. E com o novo mês, chega também a temporada de comidas típicas. Pamonha, curau, cuscuz, bolo de milho, pipoca, polenta … Não faltam opções.

A tradição surgiu na Europa, onde os agricultores faziam festa para comemorar a colheita. O costume chegou aqui, no Brasil, que passou a celebrar a colheita do milho. Por isso, ele é tão presente nas comidas preparadas nesta época. Mas, outros ingredientes também conquistaram o seu lugar como o amendoim, a mandioca, o coco e até o chocolate.

Para ensinar a preparar vários pratos típicos, o Territórios Gastronômicos convidou a chef Mari Guimarães, proprietária da Doce Maria Confeitaria. Ela buscou no caderninho de receitas que herdou da mãe uma seleção de gostosuras para compartilhar com você, leitor, durante este mês. E a gente começa pela tradicional canjica. Bom apetite!

Chef Mari Guimarães vai ensinar as receitas típicas de junho durante todo o mês ( Foto: reprodução Instagram)

Canjica

Ingredientes:
1 xícara e meia (chá) de milho para canjica
1 lata de leite condensado
1 medida (lata) de leite
Amendoim e coco a gosto
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Minha mãe deixava 12 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 a 2 horas. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Quem gosta da receita com amendoim e coco, esse é o momento de acrescentar os ingredientes. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.

Serviço:
Instagram: @doce_mari_confeitaria

RECEITA 2: Canjica quatro leites da chef Claudia May

Uma receita de canjica que leva quatro tipos de leite mais chocolate branco. Ela fica pra lá de cremosa e muito saborosa.

Por Isabel de Andrade*

Não é preciso esperar as festas juninas para fazer canjica. É assim com a chef Cláudia May, do perfil Na Cozinha com Claudinha. Ela vai ensinar a preparar uma receita diferente e deliciosa. É a canjica quatro leites: de coco, em pó, condensado e creme de leite. Ah, a receita ainda leva uma generosa porção de chocolate branco. A chef sugere a versão quente para os dias mais frios e a versão fria para os dias de calor.

Canjica quatro leites

Ingredientes:
500g de canjica branca
1 ½ litro de água
1 xícara de açúcar
200ml de leite de coco
1 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
10 colheres de sopa de leite em pó
330g de chocolate branco Laka (não substitua)

Canjica 4 Leites Foto: reprodução Instagram

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro.

Coloque a canjica junto com a água e o açúcar na panela de pressão, misture bem até dissolver o açúcar completamente. Deixe cozinhar por 40 minutos (após pegar pressão).

Abra a panela como de costume, coloque o leite condensado, o leite de coco e o leite em pó. Deixe ferver por mais 15 minutos.

Acrescente o chocolate branco, aguarde dissolver, misture bem e leve para gelar por, pelo menos, 6 horas.

Pode salpicar leite em pó por cima ou até mesmo canela.

Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha

RECEITA 3: Canjica Fit

Que tal preparar uma canjica fit? Aprenda a receita com o influenciador digital e modelo fitness Italo Costa.

Por Isabel de Andrade*

Com a quarentena, muitas pessoas reclamam que exageram e acabam ganhando alguns quilinhos. Mas, dá para aproveitar pratos deliciosos sem culpa. É o que ensina o influenciador digital e atleta fitness Italo Costa, que participa do World Beauty Fitness & Fashion. O WBFF é um evento de fisiculturismo que valoriza os adeptos de um estilo saudável de vida. O modelo fitness vai mostrar que é possível degustar uma receita típica das festas juninas preparada de forma menos calórica.

Canjica fit

Ingredientes:
3 xícaras (500 g) de milho-branco seco para canjica
6 xícaras de leite desnatado
1 a 3 paus de canela
1 pedaço (5 cm) de casca de limão (opcional)
3 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
3 colheres (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, deixe o milho de molho com bastante água durante uma noite. Escorra. Transfira para uma panela e complete com água suficiente para cobrir.
Cozinhe em fogo brando até ficar levemente amolecido e ter absorvido toda a água (cerca de 30 minutos). Adicione a metade do leite, a canela e a casca de limão, se for usar. Cozinhe em fogo brando até ferver e engrossar. Misture o restante do leite com o adoçante e despeje na panela.
Ferva por mais 5 minutos. Descarte a casca de limão. Sirva quente, polvilhado com canela em pó.

Serviço:
Instagram: @panachebr

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
4375
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments