D. Gema e D. Pequetita: 2 mestras doceiras de Minas que encantaram a princesa Diana - Territórios Gastronômicos

D. Gema e D. Pequetita: 2 mestras doceiras de Minas que encantaram a princesa Diana

Conheça a história de 2 mestras doceiras de Santa Luzia -MG, e aprenda a receita da famosa bala delícia. A princesa Diana era grande apreciadora das balas de coco e dos canudinhos de doce de leite, que lhes eram presenteados pela amiga mineira, a embaixatriz brasileira em Londres, Lucia Flecha de Lima.

Conheça a história de 2 mestras doceiras de Santa Luzia -MG, e aprenda a receita da famosa bala delícia. A princesa Diana era grande apreciadora das balas de coco e dos canudinhos de doce de leite, que lhes eram presenteados pela amiga mineira, a embaixatriz brasileira em Londres, Lucia Flecha de Lima.

No início dos anos 2000, o Projeto Sabores de Minas, pesquisas que deram origem ao Projeto dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais, descobriu uma de suas maiores jóias das cozinhas mineiras, na cidade de Santa Luzia, na rota histórica do ouro.

Estrelas do Guia de número 2, de uma série de mais de 100 publicações feitas pelo Jornal Estado de Minas durante 11 anos, as irmãs Dona Gema e Dona Piedade Margarida, a Pequetita, deixaram saudades em todos que apreciam a arte da boa e tradicional doceria mineira.

Acompanhe a receita da bala delícia e um pouco da história dessas mestras que adoçaram alguns momentos da vida da Princesa Diana, com suas finas doçuras de coco e os canudinhos de doce de leite.

Bala delícia

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 1 coco ralado
  • 1 kg de açúcar

Preparo:

Ralar o coco e depois espremer num pano, retirando todo o caldo.

Dispense o coco ralado.

Misture o caldo com o açúcar e coloque para ferver até atingir o ponto de bala.

Não pode mexer, para não açucarar.

Despeje a massa numa pedra de mármore e deixe esfriar.

O próximo passo é esticar a mistura até ficar branca, sendo o ideal que duas pessoas trabalhem juntas nessa etapa.

O doce deverá ser colocado novamente sobre a pedra, para ser cortado em cubos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710175931616385i.jpg
Balas de Coco – Receita de Santa Luzia – Minas Gerais

*Receita fornecida por Gema Galgani Braga, de Santa Luzia para o Projeto Sabores de Minas

Capricho e trabalho duro – As Mestras Doceiras D. Gema e D. Pequetita escreveram parte da história dos Sabores de Minas

Bom de Desmanchar

O dia começa cedo na cozinha das irmãs Gema Galgani Braga, a dona Gema, de 70 anos, e Piedade Margarida, a Pequetita, de 82. Espertas como só elas, as duas moradoras de Santa Luzia, a 25 quilômetros de Belo Horizonte, acendem o fogão a lenha, ralam o coco, preparam frutas e começam o ritual de produção de seus doces. Um dos principais atende pelo nome de “bala delícia”, denominação que jamais poderia ser diferente.

Derrete na boca de tão bom. Os canudinhos de doce de leite também fazem sucesso e cruzaram fronteiras. Ao prová-los, a princesa Diana teria comentado: “São os dedinhos doces das crianças do Brasil”. Dona Gema repete a história e os olhos se iluminam diante do calor do fogo. Sem esconder os mistérios que cercam a cozinha, as irmãs já têm seguidores: a sobrinha Eliane e o amigo Fábio. “Estamos aprendendo tudo”, diz Fábio.

A cada hora, chegam as encomendas dos doces cristalizados, da cocadinha branca, da goiabada em barra, de laranja, pé de moleque e cajuzinho. As duas atendem com gentileza e se voltam para os tachos de cobre, certas de que a vida é uma eterna peleja. Com 70 anos de experiência, Pequetita acha que o segredo está no capricho e também numa dose de sacrifício.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Luzia está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments