Território Saúde: o mineiríssimo pão de queijo na versão vegana

Saudáveis, acessíveis e fazem bem para o planeta. Assim são as receitas veganas que você vai aprender com a Lila Vegui.

Saudáveis, acessíveis e fazem bem para o planeta. Assim são as receitas veganas que você vai aprender com a Lila Vegui.

Por Isabel de Andrade*

Brownie vegano. Esse é o carro-chefe da Lila Vegui. Tem o tradicional e o trufado. A iguaria é produzida sem nenhum ingrediente de origem animal. E é a prova de que a culinária vegana é saborosa, saudável, acessível e faz bem para o planeta.

A criadora da marca é a cozinheira Lilian Borges. Toda semana, ela lança um cardápio com produtos veganos, que são vendidos sob encomenda.

Entre os campeões de venda, além do brownie, estão cookies, tortas doces, torta de palmito com alho-poró e o mais recente lançamento, biscoito de amendoim. Em breve, serão incluídos no cardápio os biscoitos de limão, laranja e cebola.

O brownie vegano é o carro-chefe do cardápio da Lila Vegui ( Foto: reprodução Instagram)

A Lila Vegui foi criada há cerca de dois anos, quando Lilian se mudou de Montes Claros para Belo Horizonte. O marido foi transferido para a capital mineira e ela mal podia imaginar que a mudança provocaria uma transformação em sua vida.

Arquiteta hospitalar, Lilian estava com tudo acertado para iniciar o trabalho em sua área de formação. Mas, ela sentiu que era o momento de dar uma virada. Foi aí que surgiu a Lila Vegui.

Lilian Borges vai ensinar deliciosas receitas veganas nos Territórios Gastronômicos ( Foto: divulgação)

Lilian deixou de comer carne vermelha ainda criança, aos sete anos. Não suportava a ideia de que um animal teria que morrer para que a carne chegasse à mesa.

Pouco a pouco, abandonou o hábito de comer frango e peixe. Ao se mudar para a capital mineira, ficou surpresa com a quantidade de ingredientes disponíveis para produção de receitas veganas e passou a fazer parte de vez do movimento.

Além de experimentar os pratos oferecidos por restaurantes especializados, iniciou a produção de receitas em casa. Os amigos provavam e aprovavam. Daí, para começar a atender às encomendas foi um passo.

Lilian conta que produz praticamente tudo o que consome em casa, o que inclui, por exemplo, queijo, manteiga e maionese. Adotar esse estilo de vida, para ela, é um caminho sem volta. “O consumo de animais traz pandemias, desmatamento, aquecimento global. Sempre tem um ponto negativo no consumo que afeta o planeta e o ser humano”, reflete.

A focaccia é uma entre as várias receitas que a Lilian Borges costuma preparar em casa ( Foto: reprodução Instagram)

O propósito da cozinheira é mostrar que a culinária vegana é saborosa. Segundo ela, as receitas costumam ser até mais baratas, já que levam menos ingredientes. E faz parte dessa missão ajudar a mudar hábitos. “Por que não tentar algo diferente? Seja pelos animais, pelo planeta ou pelo amor próprio”, questiona.

Lilian Borges é a mais nova parceira dos Territórios Gastronômicos. A partir de agora, você vai aprender com ela receitas veganas deliciosas. Vamos começar com versão vegana do mineiríssimo pão de queijo, batizado de pão de beijo. Uma receita da Maria Archangelo, que Lilian testou, aprovou e vai ensinar como essa gostosura é preparada.

Pão de beijo: a versão vegana do tradicional pão de queijo mineiro ( Foto: reprodução Instagram)

Pão de queijo vegano

Ingredientes:
2 xícaras do tubérculo de sua preferência (meus preferidos são batata e mandioca)
1 xícara de polvilho doce (elasticidade)
1 xícara de polvilho azedo (estrutura)
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe ou asse o seu tubérculo e faça um purê apenas com o vegetal, sem adicionar nada líquido.

Adicione todos os outros ingredientes e amasse, até que a massa possa ser moldada.

Faça bolinhas com aproximadamente uma colher de sopa de massa.

Asse em forno preaquecido a 200°C por 20 minutos ou até que fique na consistência desejada.

Dicas da Lila Vegui:
Eu não asso mais do que 20 minutos porque gosto do pão-de-queijo bem cremoso por dentro.

Você pode adicionar à receita orégano, Nutritional Yeast, chia, cúrcuma, pimenta do reino ou o tempero que desejar.

Serviço:
Instagram: @lilavegui
Contato: (38) 99194-1433

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
238
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments