Um tour pelas hortas urbanas de BH - Territórios Gastronômicos

Um tour pelas hortas urbanas de BH

Conheça duas hortas urbanas da capital mineira. E saiba por que cada vez mais chefs utilizam ingredientes locais no preparo das receitas.

Hortas urbanas e gastronomia

Conheça duas hortas urbanas da capital mineira. E saiba por que cada vez mais chefs utilizam ingredientes locais no preparo das receitas.

Por Isabel de Andrade*

Verduras, hortaliças, legumes, plantas alimentícias não convencionais, temperos, ervas… Uma variedade enorme de produtos que podem ser colhidos na hora e são encontrados dentro de uma metrópole como Belo Horizonte. Esse é apenas um dos benefícios das hortas urbanas, cada vez mais valorizadas na gastronomia.

Hortas urbanas e gastronomia.
A Horta da CIdade, em Belo Horizonte, está na rota dos Encontros Criativos ( Foto: reprodução Instagram)

Elas são as protagonistas do Projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte esta semana. O evento faz parte das comemorações do Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho. E duas hortas estão na rota programada para esta terça, 03/08, e quinta, 05/08.

Hortas urbanas e gastronomia.
Chef Eduardo Avelar vai visitar a Horta do Horto ( Foto: divulgação)

Na terça-feira, o chef Eduardo Avelar e o engenheiro agrônomo e coordenador técnico regional da Emater Wagner Santos vão visitar a Horta do Horto, no bairro Santa Inês, em Belo Horizonte. Eles serão recebidos pelo representante da horta Rafael Diniz. Além de mostrar a iniciativa, eles vão discutir o tema “Uma visão do campo à mesa”.

Confira como foi a visita

https://www.youtube.com/watch?v=czc74bcVHnQ

Já na quinta-feira, será a vez de visitar outro projeto, a Horta da Cidade, no bairro Santa Lúcia, também na capital. O chef Raphael Leroy e o coordenador da Emater Wagner Santos serão recebidos pelo representante da horta George Lucas a partir das 19h15. A discussão será sobre “A importância de conhecer cada processo entre a terra e a mesa” e também poderá ser acompanhada pelas redes sociais.

As hortas comunitárias são iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente e a saúde. Além disso, têm uma grande importância social. Renomados chefs já compreenderam a importância dessa engrenagem e, cada vez mais, utilizam produtos locais no preparo de receitas.

A visitação às duas hortas comunitárias vai encerrar a programação dos Encontros Criativos da Gastronomia. As atividades começaram no dia 5 de julho. E a proposta da 7ª Edição da Semana da Gastronomia Mineira é discutir a importância do alimento desde o campo até a chegada à mesa, considerando os aspectos culturais e étnicos.

O Projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte é realizado pelo chef Edson Puiati e o Instituto Eduardo Frieiro. Para ficar por dentro do que aconteceu ao longo desta edição, acompanhe as redes sociais do evento.

Serviço:
Facebook: Semana da Gastronomia Mineira
Instagram: @semanadagastronomiamineira
YouTube: Instituto Eduardo Frieiro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments